Instituições representantes de diversos setores da sociedade participaram da apresentação do Plano de Trabalho para o Parque Tecnológico do Norte Fluminense (PTNF) na tarde desta quinta-feira (16), na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O projeto, que vinha sendo desenvolvido pelo poder público municipal, através da Secretaria de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação Tecnológica, por organizações civis e universidades, ganhou novas adesões e a previsão é que no dia 12 de novembro, na Câmara Municipal, seja assinado o protocolo de intenções para a implantação do plano.
Treze instituições tiveram representação na exposição do projeto, como a Secretaria Municipal de Governo, Firjan, Fundenor, Universidade Cândido Mendes, além da Câmara, Uenf e Secretaria de Petróleo, entre outras que participaram do evento, como IFF, Centro de Integração Empresa e Escola (Ciee), Uniflu e Sindicato dos Metalúrgicos. Também houve a proposta de uma Diretoria Executiva, para viabilizar as ações para a efetivação do plano.
- Apresentamos o Parque Tecnológico como fator transformador do crescimento econômico em desenvolvimento científico e tecnológico. Campos é celeiro de formação de mão de obra qualificada e teremos novas demandas com os novos serviços, novos negócios e novas produções que estão se instalando na região. O objetivo é gerarmos tecnologia em nosso município e na região, de forma a gerar conhecimento e riqueza. Campos é berço da economia fluminense e, por isso, a prefeitura se apresenta ante este projeto, como agente integrador – disse o secretário Marcelo Neves.
O presidente da Câmara de Vereadores, Edson Batista, parabenizou a iniciativa. “O plano traz clareza e discernimento nas propostas para a potencialização das ferramentas dos setores envolvidos neste projeto do Parque Tecnológico, que será fruto de uma construção coletiva, da integração de todos os setores”. Também o secretário municipal de Governo, Suledil Bernardino, chamou a atenção para a importância do comprometimento com o plano. “Além da integração, o comprometimento para que o esforço da Uenf e outras instituições na criação e na formulação do plano possibilitem a melhor formatação do protocolo de intenções”, disse.
Além da Cândido Mendes, que também apontou uma segunda fase do plano, com mais colaboração e comprometimento, a Uniflu confirmou participação no projeto e já disponibilizou a experiência do centro universitário para pesquisas. A Fundenor destacou a importância de Campos se apresentar como principal demandante pela implantação de um parque tecnológico em prol do desenvolvimento regional.
- Antes, tínhamos um problema para criarmos ferramentas de atratividades de investimentos para a região. Hoje, o crescimento econômico é uma realidade e o importante é garantir o crescimento aliado ao desenvolvimento. Não nos preocupamos com os atrativos, mas em preparar nossa economia para um modelo de desenvolvimento que contemple a ciência e a tecnologia e torne o produto desse conhecimento algo acessível à sociedade e gerador de qualidade de vida – destacou o presidente da Representação Regional da Firjan, Geraldo Coutinho.
O secretário de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação Tecnológica, Marcelo Neves, destacou ainda, a intenção da Prefeitura de Campos de criar um fórum e implantar um Conselho de Ciência e Tecnologia.