Notícia no detalhe
Visa Campos leva projeto Saúde e Qualidade de Vida a empresas
A Vigilância Sanitária de Campos (Visa-Campos), através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou palestra sobre “Intoxicação Alimentar: mal que se pode evitar”, direcionada aos colaboradores da Empresa de Depósitos e Distribuidores de Bebidas Thoquino, durante a Semana de Prevenção de Acidentes (Sipat). A palestra foi conduzida pela enfermeira e fiscal da Visa Campos, Marilzete Telles.
- A Visa Campos, através do setor (IEC), tem firmado parceria com as empresas privadas, para a implantação do Projeto Saúde e Qualidade de Vida dento das Empresas, realizando treinamentos e palestras sobre diversos temas, no intuito de proporcionar um ambiente saudável aos colaboradores - ressalta o gerente da Visa, Elden Pereira.
A contaminação dos alimentos pode ocorrer através da forma inapropriada de preparação, armazenamento ou manipulação dos alimentos e no próprio ambiente onde são produzidos. “A maioria dos microrganismos pode ser destruída, através das boas práticas de higiene e fabricação e práticas adequadas de manipulação e armazenamento”, destaca Marilzete.
Segundo ela, muitas pessoas desconhecem, mas o simples fato de cortar uma carne crua e depois utilizar a mesma faca, sem lavar, para cortar uma carne assada, pode gerar vários riscos à saúde. Isso ocorre porque carnes cruas e vegetais que ainda não foram higienizados têm inúmeros microrganismos causadores de doenças, que podem ser transmitidos para os alimentos que já estão prontos.
- Este tipo de contaminação pode acontecer por meio da transferência de microrganismos de um alimento ou superfície, através de utensílios, equipamentos ou do próprio manipulador. Quando a contaminação de algum alimento ocorre desta maneira é chamada de contaminação cruzada - acrescenta Marilzete. A palestra foi realizada nesta quarta-feira (22).
De acordo com o gerente Elden Pereira, a Vigilância Sanitária cadastra os manipuladores de alimentos e os orienta sobre as formas adequadas de manipular os alimentos, contudo ainda há muito trabalho a ser feito. “É importante lembrar que os consumidores devem fazer uso dos seus direitos e cobrar a qualidade dos produtos oferecidos e dos serviços prestados. Não consuma alimentos de origem duvidosa ou que aparentem mal estado de higiene”, orienta.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/10/2025 19:51:28 Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
- 26/10/2025 14:42:52 Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
- 26/10/2025 10:58:55 Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
- 26/10/2025 09:22:05 FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
2610 14h42Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
2610 10h58Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















