Notícia no detalhe
Agricultura já limpou 130 quilômetros de canais só este ano
A Secretaria Municipal de Agricultura tem trabalhado para diminuir os prejuízos causados pela seca, através da limpeza de canais secundários, com o objetivo de permitir a drenagem de água, tanto para a Baixada Campista, como para a Região Norte, de morros, onde estão 80% dos problemas provocados pela estiagem, especialmente na área rural. Só este ano, foi realizada a limpeza de 130 quilômetros de canais.
- Fizemos intervenções no Canal das Flechas e no Canal Vale do Mato, para jogar mais água para o Canal Coqueiros, que nasce no Rio Paraíba do Sul e desemboca na Barra do Furado, passando pelo Jóquei, Donana e Farol. O Canal de Coqueiros, uma espinha dorsal, um dos principais do município, junto do Campos-Macaé e do Cambaíba, começou a receber água da Lagoa Feia por gravidade, através dos canais secundários. Estamos fazendo intervenções de socorro desde janeiro e estamos conseguindo amenizar a seca. O processo continua à medida que temos acesso à água – disse o secretário de Agricultura, Eduardo Crespo.
A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Civil e o setor sucroalcooleiro, também vinha bombeando a água do Rio Paraíba do Sul para os canais secundários, serviço que teve de ser interrompido devido à baixa do rio.
A alternativa tem sido a Lagoa Feia, que tem alimentado os canais só por força da gravidade. O órgão vem contribuindo ainda, com caminhões para o transporte de alimentação para o gado e a limpeza de bebedouros para o gado beber água e tem auxiliado a Secretaria Municipal de Defesa Civil, no levantamento de perdas e prejuízos econômicos privados, através do preenchimento do Formulário de Informe de Desastres (FIDE), vinculado ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sindec).
- As máquinas continuam trabalhando intensamente para que a água possa caminhar. Estamos tentando salvar de uma forma ou de outra. Mas estamos precisando de chuva. Vai chegar um momento que a água da Lagoa Feia não vai ter gravidade suficiente para sair. Estamos tendo um problema sério na agricultura e na pecuária. Mas seria muito pior se não tivéssemos feito as intervenções que fizemos, limpando canais, bombeando água. Esta é a razão pela qual a Baixada Campista não está vivendo uma calamidade – afirmou o secretário Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira