Notícia no detalhe
Educação Estatística é tema de capacitação do Pnaic
Os 460 professores alfabetizadores inseridos no processo de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), com ênfase em Matemática em 2014, participaram do 7º encontro do ano neste sábado (8), em Campos. A capacitação “Educação Estatística” aconteceu na Universidade Salgado Oliveira (Universo), das 8h às 17h.
A coordenadora do Pnaic, em Campos, Nize Pedra, explica que o objetivo do caderno 7 é apresentar a Educação Estatística, fornecendo ao professor elementos que permitam o planejamento de práticas pedagógicas. “Essas práticas buscam inserir a criança no universo da investigação a partir de situações de interesse próprio, realizando coletas de dados e sua apresentação, em gráficos e tabelas”, define.
A professora de uma turma de Correção de Fluxo Nível 2 (N2), Stela Henriques Nogueira, que desde a formação do curso Normal já foi estimulada a construir possibilidades para facilitar a aprendizagem, tem confeccionado material concreto para auxiliar o trabalho na sala de aula. Durante a capacitação, Stela apresentou o ábaco aos colegas, material confeccionado por ela, utilizado para trabalhar unidade, dezena e centena entre outras operações matemáticas, como adição em subtração.
— Fui a várias lojas em Campos, mas não encontrei o ábaco. De repente, fazendo compras no supermercado, observei vários socadores de alho enfileirados e tive a ideia. O material concreto facilita a interpretação pelo aluno. Porque falar de número utilizando apenas o material didático se torna abstrato para eles — afirma a professora, que classifica o Pnaic como uma possibilidade de atualizar as práticas pedagógicas.
O Pnaic foi dividido em oito unidades dentro da Matemática e tem trabalhado vários temas no decorrer do ano. Em Campos, 26 orientadores pedagógicos desenvolvem a capacitação com professores alfabetizados de 1º ao 3º ano e de turmas de correção de fluxo, N1 e N2. O próximo encontro está marcado para o dia 29, na Universo. O programa é uma iniciativa do Governo Federal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
Últimas Notícias adicionadas
- 12/01/2026 19:35:18 Casa de Cultura Poeta Antônio Silva abre inscrições para cursos artísticos
- 12/01/2026 19:21:39 FCJOL divulga resultado final da seleção de instrutores de oficinas do Verão Farol
- 12/01/2026 19:01:43 Copa Verão de Beach Soccer para crianças movimentou a praia de Farol no domingo
- 12/01/2026 18:14:16 Espaço da Oportunidade com 316 vagas de emprego neste início de semana
- 12/01/2026 17:56:42 Hospital São José se prepara para o feriado de Santo Amaro
Casa de Cultura Poeta Antônio Silva abre inscrições para cursos artísticos
1201 19h21FCJOL divulga resultado final da seleção de instrutores de oficinas do Verão Farol
1201 19h01Copa Verão de Beach Soccer para crianças movimentou a praia de Farol no domingo
1201 18h14Espaço da Oportunidade com 316 vagas de emprego neste início de semana
1201 17h56Hospital São José se prepara para o feriado de Santo Amaro
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas




















