Notícia no detalhe
Água de reuso usada em praças e jardins
Conforme definido este mês pela Comissão Municipal de Praças e Jardins, em razão da redução drástica do nível do Rio Paraíba do Sul, a Secretaria de Obras, Urbanismo e Infraestrutura também está utilizando água de reuso para a manutenção das plantas que compõem os projetos de paisagismo de mais de 130 praças do município. A Secretaria de Limpeza Pública já havia aderido ao reaproveitamento da água do esgoto tratado para a lavagem de praças, calçadões e terminais de ônibus de Campos.
Conforme o secretário Edilson Peixoto, a água de reuso é recolhida diariamente na Estação de Tratamento da Concessionária Águas do Paraíba, na Chabuta, por oito caminhões com capacidade de 6 a 10 mil litros.
- São, em média, 36 viagens por dia para regar jardins e lavar 134 praças em todo o município. A água de reuso é uma alternativa viável para a proteção de nossos recursos hídricos, para o uso racional da água, porque não compromete o abastecimento. É que essa água não é retirada do rio; ela resulta do tratamento de esgoto, ficando armazenada na estação para usos diversos que não o do consumo humano - explica o secretário de Obras.
De acordo com a Concessionária Águas do Paraíba, a Prefeitura de Campos vem prestigiando o uso racional da água, inclusive, com empresas do setor da construção civil utilizando a água de reuso nas obras desde o início do ano. Outra medida da Prefeitura foi a implementação, em 2009, do Programa Municipal de Conservação e Uso Racional da Água em Edificações, que estabelece hidrômetros individuais em edificações coletivas como uma das formas de estimular a conservação do principal bem natural.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















