Notícia no detalhe
Eletricista vira empresário após curso profissionalizante
Fazer o curso de eletricista no Centro Integrado Educacional e Técnico de Campos (Cietec), em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, mudou a vida de Carlos Alexandre Machado, 40 anos. Com o certificado na mão, ele não perdeu tempo, foi a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e passou a ser um micro empreendedor individual. Agora o empresário já planeja dias melhores com seu CNPJ.
“Esse curso abriu as portas do mercado de trabalho para mim, foi muito importante. Assim que conclui resolvi abrir uma micro empresa, pois é fundamental ter CNPJ. Sempre quis atender a empresas e condomínios e as oportunidades surgiam, mas eu perdia por não ter nota fiscal, isso mudou”, disse o mais novo empresário de Campos que conseguiu fazer o curso de eletricista graças a uma bolsa integral.
Casado e pais de quatro filhos, Carlos Alexandre acredita que poderá oferecer a sua família uma vida melhor. “Daqui para frente é melhorar de vida, oferecer uma perspectiva melhor para a minha família”, destacou o eletricista. O próximo passo dele é se matricular no curso de técnico de eletrotécnica e já garantiu uma bolsa de 50%.
Somente neste ano, a Secretaria de Trabalho e Renda qualificou, em seus cursos, mais de 1.590 pessoas para o mercado de trabalho, em diferentes áreas: offshore, segurança, gastronomia, hotelaria, beleza e construção civil. Deste total, entre 70% e 80% foram empregados. Há casos de profissionais que conseguiram se colocar ainda durante os cursos, que são realizados no Balcão de Empregos ou em instituições parceiras.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2026 13:35:45 Instituições são beneficiadas com nova distribuição de alimentos do PAA
- 06/05/2026 10:24:29 Golbol ganha espaço em Campos e reforça inclusão de pessoas com deficiência visual
- 06/05/2026 09:37:40 Mais Ciência: Lançamento do livro e Plataforma com data marcada
- 06/05/2026 09:28:43 Voluntários do Projeto Humanizar do HGG doam luvas de crochê para pacientes
- 06/05/2026 09:22:34 Sete distritos e bairros começaram a semana recebendo obras de recuperação
Instituições são beneficiadas com nova distribuição de alimentos do PAA
0605 10h24Golbol ganha espaço em Campos e reforça inclusão de pessoas com deficiência visual
0605 09h37Mais Ciência: Lançamento do livro e Plataforma com data marcada
0605 09h28Voluntários do Projeto Humanizar do HGG doam luvas de crochê para pacientes
0605 09h22Sete distritos e bairros começaram a semana recebendo obras de recuperação
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
3Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
4Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda
5Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
6À véspera do concurso, candidato aposta em vaga na Educação de Campos




















