Notícia no detalhe
Campos ganha Centro de Referência do Autismo
O co-financiamento da Prefeitura, através da Secretaria da Família e Assistência Social, possibilitou que a Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais (Apape) implantasse um Centro de Referência do Autismo. A unidade, instalada na própria associação, foi inaugurada nesta quarta-feira (19) pelo secretário Geraldo Venâncio e pela presidente da Apape, Naira Peçanha. O secretário de Comunicação, Sérgio Cunha, participou da inauguração, que contou com a presença dos assistidos e seus pais, além da equipe de profissionais da entidade. O Centro conta ainda, com apoio da Secretaria de Saúde, que cede profissionais especializados para atendimento.
A Apape oferece acompanhamento em múltiplas deficiências (intelectual, mental, física e sensorial), como encefalopatia, Síndromes de Down, de west, de asperger, de tourette, entre outras. Em 2010, passou a atender pessoas autistas, principalmente crianças.
- O autismo ainda é muito pesquisado e muitas famílias não sabem lidar com essa síndrome. Temos equipe multiprofissional com pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas, professores especializados, inclusive para educação física e artes. O Conselho Municipal aprovou o projeto para o Centro de Autismo e passamos a contar com profissionais da saúde, entre médicos, fonoaudiologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos clínicos e cuidadores. Garantimos desde o primeiro atendimento até serviços em salas especializadas – conta a presidente da Apape.
A fonoaudiologista Ganrielly Spalla é uma estudiosa do autismo e diz que pesquisas recentes demonstram que o processamento sensorial interfere diretamente no comportamento do autista. Por exemplo, há autistas com sensibilidade à textura de objetos, ao tato, a cores, à luz, entre outros.
- No Centro, desenvolveremos o método que trabalha o sensorial dentro do brincar, para atender crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que engloba desde as formas mais leves de autismo até o autismo clássico, envolvendo diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico, caracterizadas por dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos; dificuldade de socialização; e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Estas características podem ser em conjunto ou isoladamente – explica Spalla.
Regina Maria de Souza Campista contou parte da história do filho Isaque. “Meu filho é autista e, se não fosse a Apape, não sei como ele estaria hoje. Quando veio pra cá, com 11 meses, não andava, não falava. Hoje ele está aqui, brincando, falando, rindo; recuperado. Foi muita tristeza e dificuldade, mas hoje é só alegria. Esta instituição ajuda muita gente”, contou Regina, que falou na inauguração em nome dos pais e amigos dos especiais.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















