Notícia no detalhe
Professor da UFRJ no Fuzuê da Dengue em Campos
“Só existe um caminho para o fim da dengue: a educação. E nesta luta, o professor é o elemento chave”. Foi com essa afirmação que o professor e virologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mauroli Currié, e sua equipe abriram o evento Fuzuê da Dengue na manhã desta quarta-feira (4). O evento está sendo realizado no Instituto Federal Fluminense (IFF), organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMEC) e realizado em parceria com vários órgãos da Secretaria de Saúde.
O Fuzuê da Dengue tem como proposta capacitar os professores do 1º ao 9º ano da rede municipal. As coordenadoras do departamento de ciências, da secretaria, Carla Sales e Claudete Soares, informaram que há cerca de um ano vem realizando várias ações preventivas contra a dengue. “Preparamos dois dias desta semana para capacitar os professores e apresentar novas ferramentas preventivas para serem utilizadas no 2º semestre”, informou Claudete.
O professor Mauroli Currié ressaltou que o evento, promovido pela equipe Fuzuê em Prol da Cidadania da UFRJ tem como objetivo induzir às prefeituras a utilizarem a educação como ferramenta no controle da dengue. Além das informações sobre o contágio da dengue, apresentações de músicas e teatro, a equipe ensinou os profissionais da educação a criarem uma armadilha (mosquitérica) para matar as lavas do mosquito Aedes Aegypti.
“A mosquitérica é uma ferramenta simples e barata de ser feita e elimina as larvas e os focos dos mosquitos. Se os professores propagarem essa iniciativa, estimular os alunos a fazerem nas suas casas, a Secretaria de Educação poderá ser utilizada como centralizadora das informações (casas onde for detectado os focos), passar os dados para a Secretaria de Saúde e eliminar os mosquitos”, informou o virologista, acrescentando que muitas cidades de São Paulo (SP), Belém (PA) e Saquarema (RJ) utilizaram a educação como ferramenta preventiva e, com isso, estão conseguindo eliminar a doença.
- Foi muito difícil trazer esta equipe a Campos para realizar o Fuzuê da Dengue. Espero que os professores aproveitem as informações e multipliquem nas salas de aula com seus alunos. A Educação continua unida na luta contra a dengue - , finalizou a secretária.
Últimas Notícias adicionadas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















