O auxiliar de serviços Luiz Cláudio da Silva, 41 anos, aguardava, em companhia da mulher Marina, 33, e das filhas Ana Luiza, 10, e Mariana, 3 anos, a equipe da Secretaria da Família e Assistência Social e da Defesa Civil Municipal, liberar para eles, o caminhão que transportaria seus móveis e pertences para a nova casa no Morar Feliz de Ururaí. A família de Luiz foi uma das cerca de 70 a serem transferidas, nesta terça-feira (25), da comunidade da Margem da Linha para o condomínio residencial construído pela Prefeitura de Campos em Ururaí.
Luiz, a esposa, que está grávida, e as filhas moravam em um dos cômodos da casa construída pelos pais dele, em 1983, na localidade que fica entre a linha férrea e a BR 101 – Campos/Rio. Com o passar dos anos, a casa foi sendo dividida para abrigar filhos, sobrinhos e as respectivas famílias. “Não temos lugar para as crianças dormirem direito, porque moramos em um cômodo, usando o banheiro que dividimos com a família da minha cunhada. Estou louca para chegar e ver minha casa nova. Hoje é um dia maravilhoso e estou tão emocionada, que só falta mesmo chorar”, disse, na expectativa da mudança, Marina Guimarães do Espírito Santo Silva, que terá a residência em seu nome.
Se a emoção foi contida antes da mudança, no condomínio de Ururaí, Luiz foi o primeiro a chorar. A família do primo Paulo Ricardo já havia se instalado na casa verde, de número 10, e a informação é de que ele e ocuparia da casa amarela, nº 18.
- Eu tive um sonho e eu estava andando de bicicleta pela rodovia, vindo pra cá. Aí um anjo me mostrou uma casa verde e disse para eu não me preocupar, que ali eu ia ser feliz. Não tem problema a casa ser amarela, porque Deus teve misericórdia de mim e da minha família e nos ajuda em tudo. Estou perto de meus amigos e parentes, comprei um armário e uma cama para o quarto e, aos poucos, vou ajeitando minha casa - declarou Luiz, pouco antes de cair novamente no choro, ao receber a chave da casa nº 14 – uma casa verde. “É um sinal de Deus”, concluiu o pai, abraçado à família.
Mudanças até sexta – O secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, acompanha as mudanças, que devem ser concluídas até sexta-feira (28). Nesta segunda-feira (24), foram transferidas 43 famílias da Margem da Linha, mas a previsão é que, a partir desta terça (25), seja mantida uma média de 65 mudanças por dia. Estão sendo utilizados seis caminhões e diversos homens para auxiliar os moradores.
Muitos moradores aproveitam para retira portas, janelas, telhas e outros materiais que podem ser revendidos ou reaproveitados. Já no condomínio de Ururaí, onde, das 1.297 casas, as primeiras 312 estão prontas, o diretor de Políticas Habitacional, Ubiraci Serafim, acompanha as equipes da Secretaria da Família e Assistência Social na apresentação dos documentos dos beneficiados e na entrega das chaves.