Notícia no detalhe
Vacinação contra raiva: polos em todo município neste sábado
O Dia D da Campanha de Vacinação contra Raiva animal acontece neste sábado (29). O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, montou uma estrutura com polos espalhados pelo município, em áreas estratégicas, tanto na área urbana quanto na área rural. A expectativa é imunizar cerca de 80 mil animais, entre cães e gatos, somente em Campos.
Segundo o veterinário e diretor do CCZ, Cesar Salles, todos os cães e gatos acima de um mês de vida devem ser vacinados, para protegê-los de muitas doenças altamente contagiosas e mortais. O uso difundido das vacinas dentro do último século impediu a morte e a doença em milhões de animais.
- Devemos vaciná-los não somente para preservar a saúde dos bichinhos, mas também para evitar problemas com nossa própria saúde. Algumas doenças como a raiva e a leischmaniose, que podem ser transmitidas a nós pelos cães, podem ser protegidas com vacinas, que são produtos biológicos que provocam respostas imunes protetoras nos animais e os preparam para lutar contra futuras infecções dos agentes causadores das doenças - afirmou Salles.
Os animais de pequeno porte da cidade de Campos estão livres da raiva há mais de 10 anos. O município também não registra nenhum caso de raiva em humanos há mais de 5 anos. “Quem for levar o animal para vacinar deve tomar alguns cuidados. Os gatos devem ser levados em caixas de transportes ou sacolas de tecido. Já os cachorros, com coleira. Cães bravos devem estar usando focinheiras”, disse Salles.
A veterinária Cíntia Raye, coordenadora do Departamento de Apreensão de Pequenos Animais (Canil) do CCZ, informou que a raiva é uma zoonose transmitida dos animais para o homem com grande mortalidade (cerca de 100% dos casos). Como o único método de prevenção é a vacinação antirrábica, ela se torna extremamente necessária.
- Caso o animal não seja vacinado neste sábado, ele pode ser levado ao CCZ de segunda a sexta, das 8h às 18h, para vacinação antirrábica – informou Cíntia.
Veja aqui os polos de vacinação:
Últimas Notícias adicionadas
- 24/03/2026 18:45:47 Gestão de Pessoas realiza capacitação para os RH’s sobre o novo sistema SIASESMT
- 24/03/2026 17:04:11 CadÚnico: 4 mil pessoas atendidas na entrega da senha para Mutirão de Atualização
- 24/03/2026 16:20:15 Projeto Afro Roteiro será lançado no Centro Histórico no próximo dia 31
- 24/03/2026 15:36:20 Defesa Civil interdita prédio com risco de desabamento no Parque Leopoldina
- 24/03/2026 15:22:23 Fiocruz promove capacitação para profissionais da Saúde Mental de Campos
Gestão de Pessoas realiza capacitação para os RH’s sobre o novo sistema SIASESMT
2403 17h04CadÚnico: 4 mil pessoas atendidas na entrega da senha para Mutirão de Atualização
2403 16h20Projeto Afro Roteiro será lançado no Centro Histórico no próximo dia 31
2403 15h36Defesa Civil interdita prédio com risco de desabamento no Parque Leopoldina
2403 15h22Fiocruz promove capacitação para profissionais da Saúde Mental de Campos
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















