O crescente número de veículos nas vias de Campos e a falta de consciência de muitos motoristas têm levado os técnicos do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) a adotar medidas para melhorar a mobilidade urbana. Nesta quinta-feira (27) autoridades municipais do trânsito e da segurança estiveram reunidos na sede da Prefeitura com dirigentes de escolas da rede particular, para debater a necessidade de adoção de medidas em parceria, a fim de acabar com estacionamento irregular nas proximidades das escolas e minimizar os transtornos provocados pelos motoristas pais de alunos nos horários que deixam e apanham seus filhos.
Uma das pré-propostas aprovada por unanimidade é a criação de uma cartilha para orientação de alunos e pais sobre normas e boa convivência no trânsito. Houve consenso na reunião sobre a necessidade de implementação das medidas com a participação do poder público, das instituições de ensino e da sociedade, notadamente os pais de alunos, motoristas, e alunos.
Os representantes das escolas que participaram da reunião, bem como o advogado do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular de Campos (Sinep), Bruno Lanes, ouviram ampla explanação do presidente do IMTT, Álvaro Oliveira; e do subcomandante da Guarda Civil Municipal, Luís Augusto, sobre normas técnicas do trânsito.
- Campos tem atualmente 200 mil veículos cadastrados no município, mas tem um número mais elevado ainda, porque há uma expressiva frota de veículos cadastrados em diferentes cidades do Estado do Rio e outros estados do Brasil - destacou Álvaro Oliveira.
Álvaro ressaltou que as informações sobre os traffic calm e os sentidos de trânsito definidos, por exemplo, para a Avenida José Alves de Azevedo, Ruas Benta Pereira e Mariana Barreto, seguem critérios técnicos e foram explicados a fim de balizar as propostas que serão apresentadas pelas escolas, após reuniões com pais de alunos. As propostas serão encaminhadas pelo Sinep ao IMTT no dia 10 de dezembro, e no dia 8 de janeiro voltam a se reunir novamente, no auditório da sede da Prefeitura com o IMTT, para tomarem conhecimento do que será tecnicamente viável implementar.
Participaram da reunião, o presidente do IMTT, Álvaro Oliveira; o secretário de Paz e Defesa Social, major Francisco Melo; o subcomandante da Guarda Civil Municipal, Luís Augusto; a subsecretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosana Juncá; o representante do Colégio Eucarístico, Felipe Barbosa; o proprietário do Externato João XXIII, João Manoel Rangel; a diretora do CEFA, Silvana Coutinho Ferreira; e a coordenadora do Censa e do Isecensa, Elza Landim.
Todos apresentaram sugestões, que serão definidas na próxima reunião, como as de João Manoel e de Felipe Barbosa. Eles sugeriram intensificar a fiscalização; e Rosana Juncá, que sugeriu a criação da Cartilha para orientação dos alunos e seus pais, bem como o estabelecimento de horários alternados para entrada e saída de alunos nas áreas de grande concentração de escolas.