Notícia no detalhe
Dia Mundial de Luta contra Aids: ações começam neste domingo
O Dia Mundial de Luta contra a Aids é 1º de dezembro. Em Campos, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação que começa neste domingo (30) e prossegue durante a próxima semana, e inclui a distribuição de cerca de 80 mil preservativos, panfletagem e teste rápido de HIV, em diversos pontos do município. As ações serão em universidades, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Rodoviária Roberto Silveira.
O teste rápido de HIV será realizado no CSU de Guarus, Casa da Juventude, Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Hospital Geral de Guarus (HGG), nas UBS de Pernambuca e Ponta da Lama; Centro de Doenças Infecciosas e Parasitárias (CDIP) e no Centro de Referência de Tratamento da Mulher (CRTM). A panfletagem vai ocorrer em 15 bairros, além da Uenf e na parada LGBT, neste domingo (30).
- Vamos começar a campanha no domingo, com a distribuição de preservativos na Orla de Guarus - disse o coordenador do DST/AIDS, Alexandre Sereno.
Não existe uma data exata sobre o começo da transmissão do vírus da Aids, embora alguns apontem o ano de 1930, na África Central. Na década de 60 a 80, foram registrados diversos casos de doenças sem que ninguém conseguisse explicar o motivo. Mas em 1981, a Aids foi reconhecida. Na época homossexuais, nos Estados Unidos, eram as maiores vítimas.
Veja aqui o cronograma de testes e as ações:
Últimas Notícias adicionadas
- 24/03/2026 18:45:47 Gestão de Pessoas realiza capacitação para os RH’s sobre o novo sistema SIASESMT
- 24/03/2026 17:04:11 CadÚnico: 4 mil pessoas atendidas na entrega da senha para Mutirão de Atualização
- 24/03/2026 16:20:15 Projeto Afro Roteiro será lançado no Centro Histórico no próximo dia 31
- 24/03/2026 15:36:20 Defesa Civil interdita prédio com risco de desabamento no Parque Leopoldina
- 24/03/2026 15:22:23 Fiocruz promove capacitação para profissionais da Saúde Mental de Campos
Gestão de Pessoas realiza capacitação para os RH’s sobre o novo sistema SIASESMT
2403 17h04CadÚnico: 4 mil pessoas atendidas na entrega da senha para Mutirão de Atualização
2403 16h20Projeto Afro Roteiro será lançado no Centro Histórico no próximo dia 31
2403 15h36Defesa Civil interdita prédio com risco de desabamento no Parque Leopoldina
2403 15h22Fiocruz promove capacitação para profissionais da Saúde Mental de Campos
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















