Notícia no detalhe
Fundação da Infância e da Juventude forma Guarda Mirim Ambiental
A formatura da Guarda Mirim Ambiental, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) aconteceu na tarde desta quarta-feira (4), no Instituto Federal Fluminense (IFF). O projeto Guarda Mirim Ambiental é uma parceria da FMIJ com o IFF e o Centro de Educação Ambiental (CEA), e visa à multiplicação do conhecimento, através dos formandos, com as famílias, escolas e a sociedade.
O presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, falou sobre a importância de parcerias para oferecer o melhor trabalho para a qualificação das crianças e dos jovens, e sua formação para uma sociedade melhor e mais humanizada. “Vocês jovens estão tendo uma oportunidade de ouro, agora é aproveitar este momento, e mãos à obra”, disse.
- Fico muito feliz e agradecido em ver este auditório lotado de formandos e de seus familiares. Com certeza, este tempo dedicado nesse curso lhes oferecerá a oportunidade de colher bons frutos no futuro - destacou o presidente da FMIJ.
Segundo o coordenador da Guarda Mirim, Pedro Mello, o curso teve duração de seis meses e 74 jovens se formaram. “Eles vão multiplicar os conhecimentos com a comunidade, com a família, e desta forma passarão conhecimentos sobre meio ambiente e cidadania à frente”.
- De acordo com o perfil, 15 jovens serão selecionados para ano que vem, para passar todo conhecimento adquirido para crianças e jovens de 6 a 13 anos, do Programa Desafio da FMIJ - informou Pedro Mello.
Fizeram parte da mesa, o presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem; os professores José Maria Miro, Jonivan Lisboa, Nadia Regina da Silva; e a coordenadora de projetos da FMIJ, Aymê Ribeiro.
Miriam Pereira Ribeiro, de 40 anos, que participou de cursos da FMIJ dos 13 aos 15 anos e hoje estuda no 6° período de Geografia, no IFF, ministrou aulas sobre reflorestamento para os alunos da Guarda Mirim, falou da importância desta iniciativa da FMIJ. “Na época, a gente rezava, cantava e aprendia a questão da cidadania. Na época, eu morava na comunidade do Matadouro, e a FMIJ fez toda diferença para minha vida”, ressaltou.
O formando Gabriel Moraes Leite, de 15 anos, estudante da Escola Municipal Professora Vilma Tâmega, disse que este curso é importante para o currículo. “Aqui nós aprendemos de tudo, não apenas questão de cidadania, mas como preservar o meio ambiente, os tipos de animais em extinção e os tipos de plantas da nossa região”.
A tia de Gabriel, Vânia Moraes, disse que o curso ajuda o jovem a vivenciar a cidadania no cotidiano, ensina a viver em sociedade. “Tira o jovem da criminalidade e trabalha a parte socioeducativa no dia a dia”, destacou.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2024 11:34:18 Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
- 23/11/2024 11:15:33 Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
- 23/11/2024 10:58:34 Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
- 22/11/2024 18:24:35 Limpeza Pública com reforço em Farol e mutirão em bairros e localidades
- 22/11/2024 16:03:06 Iniciada a montagem da decoração natalina no Centro de Campos
Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
2311 11h15Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
2311 10h58Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
2211 18h24Limpeza Pública com reforço em Farol e mutirão em bairros e localidades
2211 16h03Iniciada a montagem da decoração natalina no Centro de Campos
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação