Notícia no detalhe
Fundação da Infância e da Juventude forma Guarda Mirim Ambiental
A formatura da Guarda Mirim Ambiental, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) aconteceu na tarde desta quarta-feira (4), no Instituto Federal Fluminense (IFF). O projeto Guarda Mirim Ambiental é uma parceria da FMIJ com o IFF e o Centro de Educação Ambiental (CEA), e visa à multiplicação do conhecimento, através dos formandos, com as famílias, escolas e a sociedade.
O presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, falou sobre a importância de parcerias para oferecer o melhor trabalho para a qualificação das crianças e dos jovens, e sua formação para uma sociedade melhor e mais humanizada. “Vocês jovens estão tendo uma oportunidade de ouro, agora é aproveitar este momento, e mãos à obra”, disse.
- Fico muito feliz e agradecido em ver este auditório lotado de formandos e de seus familiares. Com certeza, este tempo dedicado nesse curso lhes oferecerá a oportunidade de colher bons frutos no futuro - destacou o presidente da FMIJ.
Segundo o coordenador da Guarda Mirim, Pedro Mello, o curso teve duração de seis meses e 74 jovens se formaram. “Eles vão multiplicar os conhecimentos com a comunidade, com a família, e desta forma passarão conhecimentos sobre meio ambiente e cidadania à frente”.
- De acordo com o perfil, 15 jovens serão selecionados para ano que vem, para passar todo conhecimento adquirido para crianças e jovens de 6 a 13 anos, do Programa Desafio da FMIJ - informou Pedro Mello.
Fizeram parte da mesa, o presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem; os professores José Maria Miro, Jonivan Lisboa, Nadia Regina da Silva; e a coordenadora de projetos da FMIJ, Aymê Ribeiro.
Miriam Pereira Ribeiro, de 40 anos, que participou de cursos da FMIJ dos 13 aos 15 anos e hoje estuda no 6° período de Geografia, no IFF, ministrou aulas sobre reflorestamento para os alunos da Guarda Mirim, falou da importância desta iniciativa da FMIJ. “Na época, a gente rezava, cantava e aprendia a questão da cidadania. Na época, eu morava na comunidade do Matadouro, e a FMIJ fez toda diferença para minha vida”, ressaltou.
O formando Gabriel Moraes Leite, de 15 anos, estudante da Escola Municipal Professora Vilma Tâmega, disse que este curso é importante para o currículo. “Aqui nós aprendemos de tudo, não apenas questão de cidadania, mas como preservar o meio ambiente, os tipos de animais em extinção e os tipos de plantas da nossa região”.
A tia de Gabriel, Vânia Moraes, disse que o curso ajuda o jovem a vivenciar a cidadania no cotidiano, ensina a viver em sociedade. “Tira o jovem da criminalidade e trabalha a parte socioeducativa no dia a dia”, destacou.
Últimas Notícias adicionadas
- 31/01/2026 19:25:11 Evento de abertura de ano letivo abordará vínculos entre escolas e comunidades
- 31/01/2026 19:01:06 Carreta do Trabalhador realiza 390 atendimentos em Farol de São Tomé
- 31/01/2026 14:20:45 Seduct prorroga prazo para inscrições no Transporte Universitário 2026
- 31/01/2026 09:01:11 Vem pro Lagamar ao som de Sandro Balli na edição deste domingo
- 31/01/2026 08:42:14 Rodoviária de Farol registra alto fluxo de passageiros no período de verão
Evento de abertura de ano letivo abordará vínculos entre escolas e comunidades
3101 19h01Carreta do Trabalhador realiza 390 atendimentos em Farol de São Tomé
3101 14h20Seduct prorroga prazo para inscrições no Transporte Universitário 2026
3101 09h01Vem pro Lagamar ao som de Sandro Balli na edição deste domingo
3101 08h17Saúde faz chamamento para vacinação de crianças e adolescentes
IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
2Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
3Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
4Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
5293ª Festa de Santo Amaro com programação diversificada
6Últimos dias para se inscrever no concurso da Educação






















