Notícia no detalhe
Fundação da Infância e da Juventude forma Guarda Mirim Ambiental
A formatura da Guarda Mirim Ambiental, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) aconteceu na tarde desta quarta-feira (4), no Instituto Federal Fluminense (IFF). O projeto Guarda Mirim Ambiental é uma parceria da FMIJ com o IFF e o Centro de Educação Ambiental (CEA), e visa à multiplicação do conhecimento, através dos formandos, com as famílias, escolas e a sociedade.
O presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, falou sobre a importância de parcerias para oferecer o melhor trabalho para a qualificação das crianças e dos jovens, e sua formação para uma sociedade melhor e mais humanizada. “Vocês jovens estão tendo uma oportunidade de ouro, agora é aproveitar este momento, e mãos à obra”, disse.
- Fico muito feliz e agradecido em ver este auditório lotado de formandos e de seus familiares. Com certeza, este tempo dedicado nesse curso lhes oferecerá a oportunidade de colher bons frutos no futuro - destacou o presidente da FMIJ.
Segundo o coordenador da Guarda Mirim, Pedro Mello, o curso teve duração de seis meses e 74 jovens se formaram. “Eles vão multiplicar os conhecimentos com a comunidade, com a família, e desta forma passarão conhecimentos sobre meio ambiente e cidadania à frente”.
- De acordo com o perfil, 15 jovens serão selecionados para ano que vem, para passar todo conhecimento adquirido para crianças e jovens de 6 a 13 anos, do Programa Desafio da FMIJ - informou Pedro Mello.
Fizeram parte da mesa, o presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem; os professores José Maria Miro, Jonivan Lisboa, Nadia Regina da Silva; e a coordenadora de projetos da FMIJ, Aymê Ribeiro.
Miriam Pereira Ribeiro, de 40 anos, que participou de cursos da FMIJ dos 13 aos 15 anos e hoje estuda no 6° período de Geografia, no IFF, ministrou aulas sobre reflorestamento para os alunos da Guarda Mirim, falou da importância desta iniciativa da FMIJ. “Na época, a gente rezava, cantava e aprendia a questão da cidadania. Na época, eu morava na comunidade do Matadouro, e a FMIJ fez toda diferença para minha vida”, ressaltou.
O formando Gabriel Moraes Leite, de 15 anos, estudante da Escola Municipal Professora Vilma Tâmega, disse que este curso é importante para o currículo. “Aqui nós aprendemos de tudo, não apenas questão de cidadania, mas como preservar o meio ambiente, os tipos de animais em extinção e os tipos de plantas da nossa região”.
A tia de Gabriel, Vânia Moraes, disse que o curso ajuda o jovem a vivenciar a cidadania no cotidiano, ensina a viver em sociedade. “Tira o jovem da criminalidade e trabalha a parte socioeducativa no dia a dia”, destacou.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
- 10/05/2025 10:15:47 Guarda Civil Municipal promove manhã especial em homenagem ao Dia das Mães
- 10/05/2025 09:39:38 Social + Perto: Especial pelo Dia da Abolição da Escravatura na próxima terça-feira
- 09/05/2025 18:39:19 Homenagem pelo Dia das Mães movimenta o calçadão do Centro
- 09/05/2025 15:41:30 Campos vai receber as primeiras doses da vacina contra a dengue
3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
1005 10h15Guarda Civil Municipal promove manhã especial em homenagem ao Dia das Mães
0905 18h39Homenagem pelo Dia das Mães movimenta o calçadão do Centro
1005 09h39Social + Perto: Especial pelo Dia da Abolição da Escravatura na próxima terça-feira
0905 15h41Campos vai receber as primeiras doses da vacina contra a dengue
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore