Notícia no detalhe
Seminário da Educação fecha ciclo de capacitações do Pnaic Campos
O auditório da Faculdade de Direito de Campos (Uniflu polo 1) ficou lotado para o 2º Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), neste sábado (6). O evento, “Alfabetização matemática na perspectiva de letramento”, marca o encerramento da formação continuada oferecida durante o ano para cerca de 400 professores alfabetizadores da rede municipal de ensino.
Além de reforçar a proposta das capacitações para a alfabetização numa perspectiva interdisciplinar, o encontro teve como objetivo reconhecer o empenho dos professores e 26 orientadores de estudo que atuaram no Pacto. “Valeu a pena ter escolhido essa trajetória. Estamos fazendo história, fazendo acontecer na educação”, resume a professora Edite Resende Vieira, supervisora do Pnaic, polo Campos.
A coordenadora do Pnaic em Campos, Nize Pedra, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), agradeceu a participação de todos no encerramento e durante todos os encontros de 2014. “É um grande desafio estar à frente do Pnaic, mas tenho contado com grandes parceiros. Tenho orgulho de ver todos neste auditório”, disse emocionada.
A banda da Smece Maria Auxiliadora Freitas se apresentou na abertura do seminário, com canções populares que agradaram o público. Em seguida, o primeiro debate, “A alfabetização promovendo encontros entre linguagens”, foi lançado pelas professoras Edite Resende Vieira e Luciene Beatriz Soares, tendo como mediadora Ana Lúcia Tavares.
O tema “A linguagem matemática e suas conexões” foi discutido pelas professoras Edda Maria Peixoto Barreto, Eleonora Sardinha Aguiar e Maridelma Pourbaix, tendo como mediadora Bianca Isabella Acampora. O evento contou ainda com apresentações dos trabalhos realizados em sala de aula pelos professores e relatos dos orientadores de estudo sobre as experiências vivenciadas com as turmas durante as capacitações.
O Pnaic deu enfoque à disciplina da Língua Portuguesa no ciclo alfabetizador, do 1º ao 3° ano, no primeiro ano as de implantação, em 2013. Este ano, a ênfase foi em Matemática, em consonância com propostas discutidas em 2013.
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