Notícia no detalhe
Alunos, ex-alunos e comunidade homenageiam Pequeno Jornaleiro em 26º aniversário
Alunos, ex-alunos e a comunidade participaram das comemorações dos 26 anos da Escola Municipal Pequeno Jornaleiro, no Centro, completados neste sábado (6). A festa contou com apresentações de música, danças, peça de teatro, exposições de fotos e objetos confeccionados de sucatas, e lançamento do DVD “Criança não trabalha!”, desenvolvido por alunos da escola. A unidade tem cerca de 420 alunos matriculados, do G2 ao 9º ano do Ensino Fundamental Regular e, também, Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo o diretor, Roberto Zoffoli, a escola tem atuado numa proposta de oferecer conhecimentos que vão além da sala de aula. “Despertamos os jovens para que tenham uma postura decisiva na sociedade. Buscamos fazer com que eles percebam que são capazes de construir o conhecimento também fora da sala de aula. Estamos derrubando os muros da escola”, explica o diretor.
Para isso, segundo ele, a escola tem realizado diversas parcerias com instituições como o Sesc, Instituto Federal Fluminense (IFF Fluminense), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Federal (MPF), entre outros.
O aluno do 8º ano, Rojer Luiz Pessanha, 17 anos, participou de dois projetos realizados na escola: a oficina da Exposição Ferro-Velho, para a confecção de objetos a partir de sucatas eletrônicas, em parceria com o Sesc; e na edição do DVD, resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto “MPT na Escola”, de conscientização para erradicação do trabalho infantil. “Estudo há cinco anos na instituição. Gosto muito de estar na escola e participar dos projetos. Eu não imaginava que conseguiria, por exemplo, confeccionar um objeto, mas acabei fazendo”, relata.
Além das diversas apresentações dos alunos, a gerente de Animação Cultural, Eliana Carneiro, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), participou do evento, cantando músicas de Cartola, com participação de Felipe, no violão.
História – Antes mesmo da implantação oficial, em 1988, a Pequeno Jornaleiro já atuava de forma informal, dando oportunidade aos adolescentes que trabalhavam durante o dia entregando jornal na cidade, oferecendo educação à noite, dentro da instituição filantrópica Pequeno Jornaleiro em Campos. Desde 2000, a escola foi instalada em sede própria, atrás do PU da Saldanha Marinho, e tem oferecido vários projetos interdisciplinares, como o Mais Educação, Banda Marcial entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 11:17:49 Campos obtém redução no índice de pobreza
- 10/09/2025 09:36:25 Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Campos obtém redução no índice de pobreza
1009 09h36Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
1009 08h43Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira