Notícia no detalhe
Audiência pública apresenta diagnóstico de Campos
Na sexta-feira (12), seguindo as diretrizes exigidas pelo governo federal para adesão ao Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), do Ministério das Cidades, a Empresa Municipal de Habitação (Emhab) realizou mais uma audiência pública junto com a Empresa Eficácia Brasil. No encontro, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Governo, foi apresentado o diagnóstico da habitacional de Campos, desenvolvido pela Eficácia.
A próxima audiência já foi marcada e acontecerá dentro de até 60 dias. De acordo com Alexandre Ribeiro, da Empresa Eficácia, o diagnóstico foi feito com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
- Alguns números, como o da Firjan, por exemplo, são de 2011, mas somente foram divulgados agora em 2014. Temos que considerar o que a prefeitura de Campos fez nestes últimos anos e que, com certeza, já mudou o quadro de pessoas residentes em áreas de riscos e que vivem de aluguel social - disse Alexandre Ribeiro, que acrescentou ainda: “O diagnóstico mostra a situação da habitação. Só é possível planejar o futuro se conhecer o presente”.
Para a presidente da Emhab, Simone Muniz, a audiência pública foi proveitosa. “No primeiro encontro, em outubro, ficou estabelecida a metodologia do estudo. Hoje estamos apresentando esses dados diante das necessidades e na presença de algumas entidades. No próximo encontro vamos apresentar as soluções”, disse Simone, que frisou um dos itens do plano é a legalização fundiária e que já foi identificada a necessidade em localidades como Vila Isabel e Jacu.
O diagnóstico de Campos foi elaborado pela empresa Eficácia Brasil responsável pelo levantamento em outros 14 municípios nos estados de Goiás, Minas Gerais, Espírito santo e Rio de Janeiro. No Norte Fluminense, a empresa pesquisou as cidades de São Fidélis e São João da Barra. O PHLIS foi instituído por uma lei federal, e os municípios que apresentarem seus planos terão acesso a recurso do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social – FNHIS, beneficiando famílias com renda de zero a três salários mínimos.
Estiveram presentes representantes da Federação das Associações de Moradores e Amigos de Campos (Famac), Sindicato dos Produtores Rurais, Defesa Civil Municipal, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Câmara de Vereadores.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/09/2025 14:04:25 Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
- 07/09/2025 10:51:23 Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
- 07/09/2025 10:13:30 Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
- 06/09/2025 16:52:20 Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
- 06/09/2025 16:28:43 Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
0709 10h51Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
0709 10h13Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
0609 16h52Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
0609 16h28Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira