Notícia no detalhe
“Musicalizando a Educação” com alunos do Ciep do Parque Aurora
A partir de músicas contemporâneas, em sua forma escrita e cantada, a professora Cristina Helena de Souza Monteiro destaca vários temas do contexto social, como bullying, preconceito, valorização da família e combate às drogas, com alunos do 1º segmento do Ciep Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora. Ao todo 120 alunos, de seis turmas do 1º ao 5º ano e da correção de fluxo N1 e N2, participam das aulas pelo projeto Musicalizando a Educação para o Pequeno Cidadão.
Há 12 anos Cristina desenvolve o projeto na escola, com ênfase também no eixo norteador proposto pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), que neste 2º semestre lançou o projeto Construindo Valores. “É uma forma de integrar estes alunos através de músicas populares e brasileiras. Trabalho com letras de músicas sugeridas por eles e também conforme o meu objetivo. É possível, por exemplo, trabalhar músicas de Anita para debater a valorização da mulher”, cita.
Para Cristina, tem sido gratificante o trabalho, com os laços de aproximação e confiança aproximando os alunos da professora, além da melhora da autoestima e maturidade desses alunos. “Convido os alunos a refletir sobre o cotidiano, com visão crítica no contexto social. Dessa forma, utilizamos a leitura, coreografia, dança e canto”, explica, acrescentando que houve redução de casos de bullying e gravidez precoce na escola.
Ela acrescenta que os projetos interdisciplinares, inclusive com estudos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), fazem a diferença na vida das crianças, já que dá possibilidade de cada um fundamentar uma perspectiva de vida. “É importante que a escola proporcione aos alunos, vivências diferentes das que eles têm na comunidade em geral”, frisa.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore