Notícia no detalhe
Morar Feliz muda vida de quase seis mil famílias que viviam em área de risco
Famílias que viviam em áreas de risco ou em situação de vulnerabilidade social, hoje, vivem com mais dignidade e cidadania nos condomínios do Programa Morar Feliz. Além de casas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, os condomínios contam com total infraestrutura, como redes de água e esgoto, iluminação e ruas pavimentadas. Muitas famílias, além de terem deixado para trás anos vivendo às margens de rodovias, ferrovias ou de rios e lagoas, também, não tinham acesso a saneamento básico.
O Morar Feliz é um investimento social superior a R$ 800 milhões que até 2016 beneficiará mais de 40 mil pessoas. É um dos maiores programas habitacionais do interior do Brasil com a construção de 10 mil casas em duas etapas. Desse total, a Prefeitura de Campos entregou 5.842 moradias, sendo 5.426 na primeira etapa em 14 condomínios e 10 bairros.
Da segunda etapa, já foram entregues casas em Dores de Macabu, Ponta Grossa dos Fidalgos e as primeiras 312 em Ururaí. Em breve, será Saturnino Braga. Todos na área rural. Na primeira etapa, moradores de bairros, como Eldorado, Lagoa das Pedras e Ururaí também foram beneficiados. Em Ururaí, as obras continuam no canteiro, que tem cerca de 1.300 casas ao todo. “Nos últimos anos, muitas famílias foram beneficiadas e hoje moram em locais seguros, sem ter que se preocupar com a chuva – afirmou o subsecretário de Defesa Civil, major Edison Pessanha.
A dona de casa Beatriz Cordeiro Barreto, 36 anos, fala da mudança na vida dela e da família “A casa onde eu morava estava cheia de rachaduras e quando chovia, a rua ficava alagada. Agora, com esta chuva toda que caiu na semana passada, nem parecia que tinha chovido. As ruas aqui são asfaltadas e a casa é toda estruturada, mais espaçosa e bastante arejada”, revelou.
Beatriz mora com o esposo e mais três filhos e diz estar bastante tranquila com o ônibus escolar, que está circulando no conjunto. “Os meus filhos estão indo para a escola e voltando para a nova casa na maior segurança”, afirmou.
Em maio do ano passado, o Morar Feliz foi apresentado no Fórum Nacional de Habitação que reconheceu a sua qualidade e a eficiência. Lá o programa acabou sendo premiado com o Selo Mérito 2013 da Associação Brasileira de Cohabs e agentes públicos de Habitação na categoria Grande Impacto Regional.
- Se considerarmos que cada residência abriga, em média, quatro pessoas, o Programa Morar Feliz tem mais habitantes do que 30 municípios do Estado do Rio de Janeiro. E, ainda, se somarmos o número de habitantes de Laje do Muriaé, São José de Ubá e Macuco não chegaremos a 20 mil cidadãos, o que mostra o grande esforço da Prefeitura de Campos para acolher e assistir seus munícipes que viviam em área de risco ou dependendo do Aluguel Social - destaca o secretário de Governo, Suledil Bernardino, baseado em dados do Censo 2010 do IBGE.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/09/2025 14:04:25 Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
- 07/09/2025 10:51:23 Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
- 07/09/2025 10:13:30 Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
- 06/09/2025 16:52:20 Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
- 06/09/2025 16:28:43 Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
0709 10h51Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
0709 10h13Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
0609 16h52Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
0609 16h28Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira