Notícia no detalhe
PAISCA: Saúde realiza 12 mil Testes do Pezinho em dois anos
A Secretaria Municipal de Saúde realizou cerca de 12 mil Testes do Pezinho em 2013 e 2014. O Programa Municipal de Assistência à Saúde da Criança e do Adolescente (PAISCA) desenvolve trabalho de orientação para a realização do Teste nos primeiros dias de vida. A ação é feita nas maternidades do município, por meio do Projeto Nascer em Campos.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, essa é uma das medidas para fortalecer a Atenção Básica. “Com isso, os prazos para a realização do Teste do Pezinho estão sendo cumpridos de forma mais correta, do terceiro ao quinto dia de vida, graças à orientação dos técnicos de enfermagem do Projeto Nascer”.
Segundo ele, quando as cadernetas de vacinação são entregues nas maternidades, os técnicos já colocam as datas do Teste, facilitando a vida das mães, que são orientadas a não perderem esse prazo, “diagnosticando, assim, precocemente as doenças, e aumentando as chances de tratamento”, explicou.
Os exames são feitos nos Centros de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente I e II e no Centro de Saúde de Guarus Dr. Henrique Oliveira. Antes, eram feitos apenas no Instituto de Endocrinologia e Diabetes do Estado do Rio de Janeiro (IEDE) e os pacientes tinham que se deslocar para capital do estado.
A coordenadora do Paisca, Nazareh Félix, afirma que, por meio desse simples exame, é possível diagnosticar hipotireoidismo, hemoglobinopatias, fibrose cística e fenilcetonúria. "Essas doenças podem ser diagnosticadas por outros exames, mas pelo teste do pezinho, é mais simples e precoce”, disse.
O Projeto Nascer em Campos também orienta às mães a respeito de assuntos como amamentação, registro civil, primeiros cuidados com o bebê, calendário de vacinação, cuidados com a higiene, alimentação pós-amamentação, etc. A equipe também distribui kits com soro de reidratação oral. Profissionais do programa oferecem assistência nas maternidades diariamente, das 8h às 17h, inclusive nos finais de semana.
Últimas Notícias adicionadas
- 31/01/2026 19:25:11 Evento de abertura de ano letivo abordará vínculos entre escolas e comunidades
- 31/01/2026 19:01:06 Carreta do Trabalhador realiza 390 atendimentos em Farol de São Tomé
- 31/01/2026 14:20:45 Seduct prorroga prazo para inscrições no Transporte Universitário 2026
- 31/01/2026 09:01:11 Vem pro Lagamar ao som de Sandro Balli na edição deste domingo
- 31/01/2026 08:42:14 Rodoviária de Farol registra alto fluxo de passageiros no período de verão
Evento de abertura de ano letivo abordará vínculos entre escolas e comunidades
3101 19h01Carreta do Trabalhador realiza 390 atendimentos em Farol de São Tomé
3101 14h20Seduct prorroga prazo para inscrições no Transporte Universitário 2026
3101 09h01Vem pro Lagamar ao som de Sandro Balli na edição deste domingo
3101 08h17Saúde faz chamamento para vacinação de crianças e adolescentes
IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
2Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
3Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
4Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
5293ª Festa de Santo Amaro com programação diversificada
6Últimos dias para se inscrever no concurso da Educação






















