Notícia no detalhe
Caminho de Santo Amaro: mais de 20 igrejas históricas
Único caminho religioso do Estado do Rio de Janeiro, o Caminho de Santo Amaro tem 39 quilômetros e mais de 20 igrejas centenárias, bi e tricentenárias, contadas desde o marco zero, a Catedral Diocesana, no Centro da cidade, até a Igreja de Santo Amaro, na Baixada Campista, mas, há os que preferem partir do BPRv, em Donana. A caminhada começa nesta quarta-feira (14), véspera do dia do santo padroeiro da Baixada. O percurso é todo sinalizado.
Quem fizer o percurso a pé para pagar promessa ou fazer pedidos ao santo, passa por diversas igrejas católicas, algumas com mais de 200 anos, como a Capela de Nossa Senhora do Rosário, em Donana, do final do século XVII.
Há também, em Mussurepe, o Mosteiro de São Bento; e a Capela de Santo Inácio de Loyola, construída no século XVIII, em Tocos, para quem preferir fazer o Caminho de Santo Amaro apenas como turismo e de carro. A Capela tem sua história guardada no Arquivo Público Municipal.
Quem sair do ponto zero passará por outras igrejas históricas, como as Igrejas de São Francisco de Assis e São Benedito, ambas localizadas na área central da cidade. Na Baixada, há a ainda, a Igreja de São Gonçalo, em Goitacazes; e Nossa Senhora do Rosário, em Campo Limpo. “É uma história riquíssima”, observou a diretora de turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ana Neri Alvarenga.
Pontos de apoio aos romeiros - Em função do número crescente de fiéis que veraneiam no Farol de São Tomé e que, na madrugada do dia 15 de janeiro fazem romaria até Santo Amaro pela RJ-216, este ano a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai instalar mais um ponto de apoio aos romeiros na localidade de Boa Vista, a exemplo dos já existem na rodovia, no Trevo do BPRv, em Donana, no distrito de Baixa Grande, e ao lado da Igreja, em Santo Amaro. Ao todo, são quatro pontos de apoio.
Nos estandes de apoio, além de profissionais de saúde e ambulâncias, os fieis recebem água e frutas e uma lanterninha de Santo Amaro, souvenir criado pelo Departamento de Turismo na edição da festa de 2014. A lanterna é útil no trecho da RJ-216, onde não há iluminação. A lanterninha não precisa de pilhas ou baterias, é autorrecarregável.
A estrutura montada pela Prefeitura para garantir uma caminhada tranquila até Santo Amaro terá a participação de diversos órgãos municipais, como as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Saúde, Limpeza Pública, Comunicação Social, Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Guarda Civil Municipal (GCM) e outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/12/2024 11:18:29 Chuva forte causa transtornos em Campos e mobiliza secretarias
- 24/12/2024 10:56:56 Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
- 24/12/2024 10:02:23 Hemocentro reforça apelo por doações de sangue durante o fim de ano
- 23/12/2024 22:10:51 Prefeito inaugura obras do Chafariz Belga da Praça Quatro Jornadas
- 23/12/2024 16:15:09 Prefeito recebe representantes dos hospitais filantrópicos e contratualizados
Chuva forte causa transtornos em Campos e mobiliza secretarias
2412 10h56Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
2412 10h02Hemocentro reforça apelo por doações de sangue durante o fim de ano
2312 22h10Prefeito inaugura obras do Chafariz Belga da Praça Quatro Jornadas
2312 16h05Limpeza intensificada no Centro por conta das festas de final de ano
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro