Notícia no detalhe
Caminho de Santo Amaro: mais de 20 igrejas históricas
Único caminho religioso do Estado do Rio de Janeiro, o Caminho de Santo Amaro tem 39 quilômetros e mais de 20 igrejas centenárias, bi e tricentenárias, contadas desde o marco zero, a Catedral Diocesana, no Centro da cidade, até a Igreja de Santo Amaro, na Baixada Campista, mas, há os que preferem partir do BPRv, em Donana. A caminhada começa nesta quarta-feira (14), véspera do dia do santo padroeiro da Baixada. O percurso é todo sinalizado.
Quem fizer o percurso a pé para pagar promessa ou fazer pedidos ao santo, passa por diversas igrejas católicas, algumas com mais de 200 anos, como a Capela de Nossa Senhora do Rosário, em Donana, do final do século XVII.
Há também, em Mussurepe, o Mosteiro de São Bento; e a Capela de Santo Inácio de Loyola, construída no século XVIII, em Tocos, para quem preferir fazer o Caminho de Santo Amaro apenas como turismo e de carro. A Capela tem sua história guardada no Arquivo Público Municipal.
Quem sair do ponto zero passará por outras igrejas históricas, como as Igrejas de São Francisco de Assis e São Benedito, ambas localizadas na área central da cidade. Na Baixada, há a ainda, a Igreja de São Gonçalo, em Goitacazes; e Nossa Senhora do Rosário, em Campo Limpo. “É uma história riquíssima”, observou a diretora de turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ana Neri Alvarenga.
Pontos de apoio aos romeiros - Em função do número crescente de fiéis que veraneiam no Farol de São Tomé e que, na madrugada do dia 15 de janeiro fazem romaria até Santo Amaro pela RJ-216, este ano a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai instalar mais um ponto de apoio aos romeiros na localidade de Boa Vista, a exemplo dos já existem na rodovia, no Trevo do BPRv, em Donana, no distrito de Baixa Grande, e ao lado da Igreja, em Santo Amaro. Ao todo, são quatro pontos de apoio.
Nos estandes de apoio, além de profissionais de saúde e ambulâncias, os fieis recebem água e frutas e uma lanterninha de Santo Amaro, souvenir criado pelo Departamento de Turismo na edição da festa de 2014. A lanterna é útil no trecho da RJ-216, onde não há iluminação. A lanterninha não precisa de pilhas ou baterias, é autorrecarregável.
A estrutura montada pela Prefeitura para garantir uma caminhada tranquila até Santo Amaro terá a participação de diversos órgãos municipais, como as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Saúde, Limpeza Pública, Comunicação Social, Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Guarda Civil Municipal (GCM) e outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore