Notícia no detalhe
Caminho de Santo Amaro: mais de 20 igrejas históricas
Único caminho religioso do Estado do Rio de Janeiro, o Caminho de Santo Amaro tem 39 quilômetros e mais de 20 igrejas centenárias, bi e tricentenárias, contadas desde o marco zero, a Catedral Diocesana, no Centro da cidade, até a Igreja de Santo Amaro, na Baixada Campista, mas, há os que preferem partir do BPRv, em Donana. A caminhada começa nesta quarta-feira (14), véspera do dia do santo padroeiro da Baixada. O percurso é todo sinalizado.
Quem fizer o percurso a pé para pagar promessa ou fazer pedidos ao santo, passa por diversas igrejas católicas, algumas com mais de 200 anos, como a Capela de Nossa Senhora do Rosário, em Donana, do final do século XVII.
Há também, em Mussurepe, o Mosteiro de São Bento; e a Capela de Santo Inácio de Loyola, construída no século XVIII, em Tocos, para quem preferir fazer o Caminho de Santo Amaro apenas como turismo e de carro. A Capela tem sua história guardada no Arquivo Público Municipal.
Quem sair do ponto zero passará por outras igrejas históricas, como as Igrejas de São Francisco de Assis e São Benedito, ambas localizadas na área central da cidade. Na Baixada, há a ainda, a Igreja de São Gonçalo, em Goitacazes; e Nossa Senhora do Rosário, em Campo Limpo. “É uma história riquíssima”, observou a diretora de turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ana Neri Alvarenga.
Pontos de apoio aos romeiros - Em função do número crescente de fiéis que veraneiam no Farol de São Tomé e que, na madrugada do dia 15 de janeiro fazem romaria até Santo Amaro pela RJ-216, este ano a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai instalar mais um ponto de apoio aos romeiros na localidade de Boa Vista, a exemplo dos já existem na rodovia, no Trevo do BPRv, em Donana, no distrito de Baixa Grande, e ao lado da Igreja, em Santo Amaro. Ao todo, são quatro pontos de apoio.
Nos estandes de apoio, além de profissionais de saúde e ambulâncias, os fieis recebem água e frutas e uma lanterninha de Santo Amaro, souvenir criado pelo Departamento de Turismo na edição da festa de 2014. A lanterna é útil no trecho da RJ-216, onde não há iluminação. A lanterninha não precisa de pilhas ou baterias, é autorrecarregável.
A estrutura montada pela Prefeitura para garantir uma caminhada tranquila até Santo Amaro terá a participação de diversos órgãos municipais, como as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Saúde, Limpeza Pública, Comunicação Social, Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Guarda Civil Municipal (GCM) e outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira