Notícia no detalhe
Sala da Cidadania Regional facilita a vida de assentados
Produtores rurais e agricultores da agricultura familiar dos Assentamentos de Campos, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Fidélis e demais cidades da região aprovaram a instalação da Sala da Cidadania, inaugurada pelo Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra) nesta quarta-feira (14), em Campos. Através da representação local do Incra os produtores rurais e agricultores podem obter documentos importantes para o desempenho da atividade, como a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
Eles também podem ter acesso ao crédito, como o Pronaf A C, e ao microcrédito do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), que disponibiliza recursos em condições especiais para os pequenos produtores e agricultores, através do Fundecana.
Alguns pequenos produtores já começaram a desfrutar do espaço, que funciona em Campos através de parceria entre o Incra e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura. Assinaram contratos por intermédio da Sala da Cidadania, o assentado Ailton Arruda, que através do primeiro contrato com o Pronaf, já adquiriu roda d’água para irrigar a plantação de hortaliças.
- Comprei uma ordenhadeira e uma roda d’água, e agora estou indo para o segundo financiamento, para poder ampliar a produção - disse Ailton, que agradeceu as ações que a Prefeitura realiza a favor dos pequenos produtores, e que nesta época de seca minimizam as perdas.
A primeira a assinar contrato de financiamento pelo Pronaf, na Sala da Cidadania foi a agricultora do Assentamento Josué de Castro, Maria do Rosário das Neves.
- Estamos tomando emprestado R$ 26,5 que vão ajudar bastante a fazer nosso projeto virar realidade. Vamos construir um curral que é muito importante para cuidar do gado e tirar leite. O dinheiro será usado também para fazer cerca, e para comprar mais cabeças de gado. Agora tudo fica um pouco mais fácil, porque não precisamos ir resolver tudo no Rio - comemora Maria do Rosário.
O presidente da Associação dos Produtores e Agricultores Familiar, José Carlos dos Santos Silva, também comemora a iniciativa de instalar a Sala da Cidadania em Campos.
- É muito importante esta Sala da Cidadania, para pequenos e médios produtores e mais ainda, para as famílias da agricultura familiar dos assentamentos de Campos e da nossa região. Já temos apoio do Fundecam, e agora vamos ter o acesso facilitado ao financiamento do Pronaf. Sem apoio, o pequeno produtor não consegue avançar, mas agora nós vamos ter mais condições para produzir, porque teremos mais facilidade para ter o crédito, por exemplo, para fazer a irrigação, muito importante para não correr risco de perder a plantação, e aumentar a produção - ressalta o líder rural do Assentamento no distrito de Travessão.
O secretário Eduardo Crespo destaca a importância dos serviços da Sala da Cidadania em Campos. Ele dá como exemplo, a facilidade de acesso ao crédito. “As condições especiais de pagamento desta linha de financiamento facilitam a vida dos pequenos produtores e agricultores. Nesta linha especial, o juro é de 0,5% ao ano, com três anos de carência, e ainda devolução proporcional dos juros, à medida que as parcelas forem quitadas em dia”, destacou Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















