Notícia no detalhe
Vigilância Sanitária fiscaliza comércio ambulante de alimentos em Santo Amaro
O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Campos está atuando em conjunto com a Subsecretaria Fiscalização de Posturas, na Festa Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista. Equipes de fiscais da Vigilância Sanitária estão de plantão, fiscalizando o comércio de comidas e bebidas.
O Gerente da Vigilância Sanitária, Elden Pereira, explicou que os ambulantes deverão estar utilizando uniforme, luvas e toucas descartáveis e não deverão usar qualquer tipo de adorno pessoal, como fivelas, brincos, anéis, pulseiras e colares na hora de servir ao consumidor e no manuseio dos produtos. Nas barracas, lixeiras de pedal, utilização de material descartável; manter todos os produtos cobertos; maionese e ketchup distribuídos em sachê; são outras exigências que precisam ser atendidas.
Segundo Elden, é importante que, cada consumidor, seja um fiscal e cobre dos ambulantes procedimentos de higiene, como a utilização de guardanapos, copos, pratos e talheres descartáveis e canudos encapados. A lavagem das latas de refrigerante e cerveja para o consumo e a conservação dos alimentos em potes devidamente tampados são outras medidas de higienização que devem ser observadas pelo cliente.
- O consumidor pode exigir não ter seu alimento manipulado por alguém que está manipulando dinheiro, consumir apenas nas barracas em que todos trabalham uniformizados, que seus os alimentos sejam preparados com água potável e ficarem atentos aos odores dos alimentos. É muito importante verificar se a comida ou aperitivo está fresco, porque a intoxicação alimentar pode causar até morte – destacou Elden.
Reclamação – Segundo Elden , reclamações poderão ser feitas ao Departamento de Fiscalização e Vigilância Sanitária pelos telefones 2725-0475 ou pelo E-mail iecvisacampos@gmail.com de segunda-feira à sexta feira, das 8h às 22h. O órgão funciona em sistema de plantão aos fins de semana. “Durante todo o ano, as pessoas podem entrar em contato conosco para fazer denúncias, como de alimentos, farmácia, saúde e engenharia sanitária. Além disso, temos equipe multidisciplinar educativa que realiza palestras e ministra cursos de capacitação profissional para diversas áreas”, completou.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore