Os atletas que participam do Programa Bolsa Atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME) têm até o próximo dia 30 para renovação da bolsa, bem como os que conseguiram o índice esperado no ano passado, que pretendem se inserir no programa de incentivo, que é dado pela Prefeitura de Campos.
As inscrições começaram na segunda-feira (12). Segundo o diretor de esportes da Fundação, Paulo Roberto Gomes, o prazo estipulado não vai ser estendido, já que pelo cronograma traçado, os documentos devem ser apresentados até o dia 30, com prazo para recurso do dia 2 ao dia 5 de fevereiro.
O horário de inscrição é das 9h às 12h e das 14 às 16h, de segunda a sexta feira, com a apresentação da documentação exigida. Para requerer a adesão ao Bolsa atleta, o desportista deverá ter idade mínima de 12 anos, pelo regulamento do programa.
O Bolsa Atleta encerrou o ano de 2014 contemplando 139 atletas de várias modalidades esportivas. Este número foi o dobro do número de atletas de 2013.
Para se inscrever o atleta deverá apresentar os seguintes documentos: comprovante de escolaridade, documento de identidade com foto, cadastro de pessoa física e titulo de eleitor, obrigatório para maiores de 18 anos, todos com cópia autenticada.
É preciso estar vinculado à alguma entidade de prática desportiva e paradesportiva ou entidade de administração desportiva da respectiva modalidade. É necessário também, ter participado de competições esportivas e paraesportivas oficiais em âmbitos municipal, estadual, nacional ou internacional no ano imediatamente anterior aquele em que tiver sido pleiteada a concessão da Bolsa Atleta, em 2014.
Outra exigência é que o interessado não receba qualquer tipo de patrocínio de outro ente público da administração direta e indireta, salvo patrocínio da iniciativa privada, ocasião em que a logomarca da Prefeitura de Campos, patrocinador oficial, será sempre a de maior destaque.
O atleta vai ter ainda que apresentar plano anual de participação em, no mínimo, uma competição oficial da modalidade e categoria, e de preparação ou treinamento para competições de âmbito estadual, nacional e internacional, além de apresentar autorização do pai ou responsável e comprovante de matrícula em instituição de ensino público ou privada, no caso de atleta menor de 18 anos de idade.
Após a inscrição o atleta vai ser avaliado por uma comissão. Para isso, deverá apresentar o currículo desportivo elaborado pelo próprio atleta, com foto 3x4 colorida e atualizada, planilha de dias, horários de treinamento e locais, assinada pelo atleta e por seu técnico, onde deverá conter o número do registro no Conselho Regional de Educação Física do técnico, em dia com o conselho; que deverá estar constando no site oficial: www.cref1.org.br.