Notícia no detalhe
Mais de 17 mil atendimentos nos Postos de Identificação Civil da Prefeitura em 2014
A estudante Talita Ribeiro Gomes, 17 anos, e a dona de casa Rosemeri da Silva Leonardo Dias, 39 anos, foram atendidas, nesta segunda-feira (19), no posto da Gerência de Identificação Civil (GIC) que funciona na Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (SMFAS). O posto, um dos quatro criados pela Prefeitura, através de termo de cooperação com o Detran/RJ, regista, em média, 60 atendimentos por dia. No ano passado, 17.712 pessoas recorrem aos postos do Serviço de Identificação Civil (SIC) da prefeitura, para a emissão e a renovação da carteira de identidade.
No SIC da SMFAS, no Jardim Carioca, Talita foi tirar a primeira via da identidade e Rosemeri atualizou seus dados, renovando o documento, com a retirada da segunda via. As duas elogiaram a prestação do serviço.
- Não tinha urgência para tirar a identidade, mas quero já estar com toda a documentação para, completando 18 anos, poder fazer concurso público. Vim por indicação da minha mãe e foi tudo bem rápido - disse a estudante. “Os funcionários são muito atenciosos e o atendimento é facilitado rapidinho”, completou a dona de casa.
Pelo convênio com o Detran, a Secretaria da Família e Assistência Social, que administrava dois postos de Identificação Civil - o de Guarus, na sede da secretaria, e o de Goitacazes, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) – no segundo semestre, criou mais dois. “Um em Farol de São Tomé e outro em Morro do Coco, este último tendo sido transferido para Travessão, para que as duas novas unidades pudessem atender moradores de localidades mais distantes e cobrissem um déficit de cerca de 20% de documentação, apontado pelo IBGE”, informa o secretário Geraldo Venâncio.
A gerente municipal de Identificação Civil, Iara Alexandrino, diz que todos os postos do GIC são informatizados. Ela destaca que o serviço inclui o Atendimento Domiciliar de Identificação Civil (Adic).
- Somente ano passado, realizamos 233 atendimentos domiciliares, levando o serviço a pessoas acamadas e também hospitalizadas, com urgência para a obtenção da carteira de identidade. Em ações sociais, outros 813 atendimentos foram realizados - ressalta a gerente.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore