Notícia no detalhe
Programa reduz consumo de água em 614 unidades municipais
O Programa de Sustentabilidade Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), implantado pela Prefeitura de Campos a partir de agosto, já apresenta resultados positivos. Dentre as ações do comitê gestor do programa, foi realizado inicialmente, o levantamento sobre o consumo de água em 614 unidades do município. Tendo em vista a meta estabelecida pelo comitê, de estabelecer a redução de consumo de água em 10% nas unidades municipais, foi detectado que 88 unidades, entre escolas, UBS, secretarias, entre outras, conseguiram alcançar os resultados positivos da redução do consumo.
O comitê gestor foi nomeado pela portaria 1556/2014 e é composto por representantes de diversas secretarias. Os gestores das unidades serão devidamente reconhecidos com certificados em evento a ser ainda agendado.
O programa foi instituído no município por meio do decreto 120/2014, e se trata de um programa no qual a Prefeitura já é parceira e vai aderir formalmente este ano, junto ao Ministério do Meio Ambiente, em caráter permanente, envolvendo todas as unidades da Prefeitura, conforme informa o assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Aislan de Souza Coelho, nomeado coordenador do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública.
- O Programa A3P tem entre seus eixos temáticos o desenvolvimento de ações que envolvem o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, licitações, compras e construções sustentáveis e sensibilização e capacitação dos servidores - detalha Aislan Coelho.
Metas previstas pelo Comitê – Aislan destaca algumas metas previstas que serão tratadas pelo comitê no exercício 2015. São elas: desenvolvimento de oficinas de capacitação para os servidores sobre o Programa, implantação de medidas para o uso sustentável de materiais de consumo, como, papel, tonner, copos descartáveis, entre outros.
Constam ainda, medidas para maximizar a eficiência no consumo de água e energia elétrica nas unidades, entre outras, todas com o enfoque de fortalecer a consciência ambiental e tornar a administração pública municipal sustentável com a colaboração de todos os setores e servidores, sem prejuízo da qualidade dos serviços prestados.
Os boletins informativos que são desenvolvidos pela coordenação do Programa estão à disposição no site da Secretaria de Meio Ambiente http://www.meioambiente.campos.rj.gov.br/
A próxima reunião do comitê gestor será na próxima terça-feira (27), em local e horário que serão previamente anunciados.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/01/2026 18:20:53 Programa de Erradicação do Trabalho Infantil segue atuando na praia do Farol
- 27/01/2026 18:05:15 Hospital São José reforça serviços de limpeza e manutenção predial
- 27/01/2026 17:16:51 Inscrições abertas para o Seminário de Volta às Aulas na Educação de Campos
- 27/01/2026 16:59:41 Chamada pública do PAA registra cadastro de mais de 200 agricultores familiares
- 27/01/2026 16:42:03 Visitas às escolas da rede municipal promovem alinhamento para o ano letivo
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil segue atuando na praia do Farol
2701 18h05Hospital São José reforça serviços de limpeza e manutenção predial
2701 17h16Inscrições abertas para o Seminário de Volta às Aulas na Educação de Campos
2701 16h59Chamada pública do PAA registra cadastro de mais de 200 agricultores familiares
2701 16h42Visitas às escolas da rede municipal promovem alinhamento para o ano letivo
IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
2Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
6293ª Festa de Santo Amaro com programação diversificada






















