Notícia no detalhe
Fundo de Cultura fecha pagamento de edital contemplando 29 artistas
O Fundo Municipal de Cultura (Funcultura), criado pela Prefeitura de Campos, através do Decreto Lei 8.205, acaba de fazer a liquidação financeira de todos os incentivos culturais propostos por edital público, referentes a 2014, contemplando diferentes correntes estéticas da arte, em cumprimento ao estabelecido quando da adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). As verbas somaram R$ 170 mil, beneficiando cerca de 29 artistas de uma forma indireta, além de outros que participaram das montagens.
- É um momento para ser muito festejado, uma vez que Campos é, agora, uma das poucas cidades brasileiras a contar com um sistema municipal de cultura, no qual se insere um conselho consultivo com suas câmaras temáticas e recursos anuais para estimular o surgimento de novos talentos – informa o presidente do Conselho Municipal de Cultura e do Conselho Gestor do Fundo, professor Orávio de Campos Soares.
Investimentos – Através do Funcultura, a prefeitura investiu em diferentes áreas da cultura, visando, sempre, a busca de novos artistas, atuando junto às escolas e abrindo perspectivas para os grupos de produção artística, oferecendo-lhes a possibilidade de financiamento de montagens de espetáculos e premiações aos elementos que se destacarem nas diferentes atividades.
- Apostar na formação significa, também, oxigenar a cultura através de novos elementos que surgem, sempre, com um discurso diferenciado e inovador, base que vai sustentar o nosso futuro no avir de sua dimensão histórica – disse Orávio, afirmando que o município é riquíssimo em valores artísticos, e muitos deles, que se encontravam escondidos, podem, a partir deste momento, crescer no espaço cultural.
No edital do final do ano passado, que está sendo liquidado com o pagamento de todas as premiações, foram contempladas as seguintes três espetáculos musicais; seis apresentações do Projeto Curta Teatro, três premiações para contadores de histórias; o Expoart-2014, envolvendo artistas plásticos, desenhistas, artesãos, fotógrafos e escultores; e o grande festival reunindo a Tribo Grafite da cidade.
- Todas as montagens tiveram apelo altamente pedagógico, envolvendo a juventude estudiosa. Isso sem contar com o público que compareceu aos eventos realizados no Museu Histórico, na Escola Municipal José do Patrocínio, na Penha, e no Teatro de Bolso – informa Orávio.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore