Notícia no detalhe
Fundo de Cultura fecha pagamento de edital contemplando 29 artistas
O Fundo Municipal de Cultura (Funcultura), criado pela Prefeitura de Campos, através do Decreto Lei 8.205, acaba de fazer a liquidação financeira de todos os incentivos culturais propostos por edital público, referentes a 2014, contemplando diferentes correntes estéticas da arte, em cumprimento ao estabelecido quando da adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). As verbas somaram R$ 170 mil, beneficiando cerca de 29 artistas de uma forma indireta, além de outros que participaram das montagens.
- É um momento para ser muito festejado, uma vez que Campos é, agora, uma das poucas cidades brasileiras a contar com um sistema municipal de cultura, no qual se insere um conselho consultivo com suas câmaras temáticas e recursos anuais para estimular o surgimento de novos talentos – informa o presidente do Conselho Municipal de Cultura e do Conselho Gestor do Fundo, professor Orávio de Campos Soares.
Investimentos – Através do Funcultura, a prefeitura investiu em diferentes áreas da cultura, visando, sempre, a busca de novos artistas, atuando junto às escolas e abrindo perspectivas para os grupos de produção artística, oferecendo-lhes a possibilidade de financiamento de montagens de espetáculos e premiações aos elementos que se destacarem nas diferentes atividades.
- Apostar na formação significa, também, oxigenar a cultura através de novos elementos que surgem, sempre, com um discurso diferenciado e inovador, base que vai sustentar o nosso futuro no avir de sua dimensão histórica – disse Orávio, afirmando que o município é riquíssimo em valores artísticos, e muitos deles, que se encontravam escondidos, podem, a partir deste momento, crescer no espaço cultural.
No edital do final do ano passado, que está sendo liquidado com o pagamento de todas as premiações, foram contempladas as seguintes três espetáculos musicais; seis apresentações do Projeto Curta Teatro, três premiações para contadores de histórias; o Expoart-2014, envolvendo artistas plásticos, desenhistas, artesãos, fotógrafos e escultores; e o grande festival reunindo a Tribo Grafite da cidade.
- Todas as montagens tiveram apelo altamente pedagógico, envolvendo a juventude estudiosa. Isso sem contar com o público que compareceu aos eventos realizados no Museu Histórico, na Escola Municipal José do Patrocínio, na Penha, e no Teatro de Bolso – informa Orávio.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 17:38:38 Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
- 19/12/2025 16:48:22 CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
- 19/12/2025 16:08:18 Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
- 19/12/2025 15:44:34 Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
- 19/12/2025 14:37:39 Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
6Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez




















