Notícia no detalhe
Jovens pela Paz: inscrições a partir de terça-feira
Por: Verônica Nascimento -
Foto: Secom - 30/01/2015 - 15:31:16
A Fundação Municipal da Infância e da Juventude abre inscrições para o Programa Jovens pela Paz (PJP) a partir da próxima terça (3) até sexta-feira (6). São 300 vagas divididas para 15 polos distribuídos pelo município, segundo critério territorial de vulnerabilidade social. Para se inscrever, o jovem deve ter idade entre 16 e 24 anos e estar, necessariamente, estudando na rede pública de ensino ou ser bolsista e estar inscrito no Cadastro Geral para Programas Sociais (CadÚnico).
O presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, informa que o PJP é um programa que objetiva formar facilitadores, multiplicadores e mediadores de conflitos. Os alunos têm direito a uma bolsa de R$ 350, mas Thiago destaca que a finalidade do programa é que os jovens passem a atuar em suas comunidades como agentes de desconstrução da cultura da violência, que hoje vitimiza dezenas de milhares de jovens todos os anos no país.
- E como esses jovens poderão fazer isso? Aprendendo sobre direitos e garantias da criança, do adolescente, dos cidadãos, educação ambiental, saúde, cidadania; descobrindo os riscos e malefícios das drogas, estudando e se destacando na escola, conhecendo os serviços públicos que são disponibilizados à população e repassando essas informações aos moradores de seus bairros, a outros jovens. Eles se tornam verdadeiros agentes e multiplicam as informações aprendidas, disseminando esse “espírito de cidadania” – explica Thiago.
O coordenador do Programa Jovens Pela Paz, Maycon Moraes, acrescenta que os alunos participarão de atividades nos polo de abrangência de sua comunidade, no contraturno escolar. As inscrições serão feitas na sede do programa, na Rua Carlos de Lacerda, 229, no Centro. As aulas começam em março.
- São 20 vagas por polo. Os interessados devem apresentar os seguintes documentos para inscrição: original e cópia da carteira de identidade e CPF, comprovante de residência, boletim ou histórico escolar, comprovante de inscrição no CadÚnico, que pode ser uma correspondência de órgão público para o cadastrado ou uma declaração do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Para se inscrever, o jovem deve morar em um dos bairros de abrangência dos polos – informou Maycon.
Veja aqui a relação dos polos do Programa Jovens pela Paz, com os bairros do seu território de abrangência.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
1
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















