Notícia no detalhe
Patrulha Rural: apoio a produtores da Baixada e Santa Maria
A Prefeitura de Campos segue dando apoio aos produtores do município com retroescavadeiras do Programa Patrulha Rural. Desde a última quinta-feira (29), a Secretaria de Agricultura iniciou os trabalhos de limpeza e recuperação de bebedouros para gado na Baixada Campista e no distrito de Santa Maria de Campos.
- A secretaria de Agricultura de Campos tem nos dado toda assistência e ajuda, mas mesmo assim, a nossa situação é desesperadora. Nossos bebedouros estão secos e o solo rachado. Mesmo com o trabalho da máquina e dos técnicos da secretaria, só muita chuva para salvar o pouco que resta - disse Lenilson Ribeiro da Silva, 50 anos, produtor de leite da localidade de Olaria, em Santa Maria de Campos.
Animais com baixo peso e baixa produção nas lavouras. Estes são alguns dos problemas de quem vive do campo e está sofrendo com a seca desde 2014 e início de 2015. “Estamos fazendo o que é possível, mas se não chover a situação vai continuar cada vez mais complicada. Precisamos de chuva”, reforça o Secretário de Agricultura de Campos, Eduardo Crespo.
Apoio para salvar gado - Com a falta de chuva, o pasto resseca e o gado precisa de outra fonte de alimentação para não morrer durante a seca. Em 2014 o Programa Patrulha Rural, disponibilizou máquinas e caminhões para dar apoio à alimentação animal, realizando serviços emergenciais de tritura e transporte de cana para alimentação do gado. Limpeza de 150 quilômetros de canais só em 2014 - A Prefeitura de
Campos, através da Secretaria de Agricultura vem trabalhando para não permitir que os pequenos produtores rurais, em especial os assentados e agricultores familiares sofram mais perdas de produção com falta d’água para irrigação. Só no ano de 2014, foi realizada a limpeza de mais 150 quilômetros dos canais secundários da região, com o objetivo de permitir a drenagem de água, tanto para a Baixada Campista, quanto para a Região Norte, de morros, onde estão 80% dos problemas provocados pela estiagem, especialmente na área rural.
Entre os canais estão Alphafavile, Boa Vista, Cacomanga, Cajueiro, Cambaíba, Cataia, Caxexa, Colomins, Colônia, Coqueiro, Canal das Flechas, Cerco, Espinho, Pensamento, Rodrigues, Esplanada, Genipapo, Goiaba, Juvenal, Lagoa de Cima, Ligação, Maravilha, Parque Aurora, Poço da Banana, Ponta da Lama, Restinga, Rio da Prata Novo, Rio da Prata Velho, Santo Amaro, São Bento, Saquarema, Vianna, Zamba, Valão do Esplanada, Cipó e Canal do Valado.
- É obrigação do governo do Estado, realizar a limpeza e a manutenção dos canais. Mas há anos, o Estado não realiza os trabalhos nos canais do município – ressalta o secretário de Agricultura de Campos, Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira