Um novo modelo de placas de identificação das ruas de Campos está sendo implementado e já tem aprovação da população. Além de facilitar a localização das ruas e informar o nome para quem não mora no bairro, a medida presta homenagem a vultos históricos e personalidades que de alguma forma, foram importantes para a comunidade. Mais de 1800 ruas, travessas e avenidas já receberam as novas placas.
As novas placas têm formato de bandeira e são instaladas justapostas num ângulo de 90 graus, em postes metálicos com 2,20m de altura (tubos de duas polegadas de diâmetro), fincados nas esquinas, de forma a facilitar a visualização, seja qual for o sentido que a pessoa esteja transitando.
O secretário de Governo, Anthony Garotinho, destaca que a medida é uma prestação de serviços à população e, que principalmente vai beneficiar às pessoas que moram em bairros distantes e não conhecem as ruas de outros bairros. Beneficia também, os trabalhadores de empresas transportadoras e os motoboys, que muitas vezes perdem tempo para localizar a rua onde precisam fazer a entrega de encomendas de compras pela Internet e das farmácias e pizzarias locais.
- As milhares de placas com a identificação das ruas em todas as esquinas, facilitam a vida de muita gente, e é uma forma de manter efetiva a homenagem aos vultos históricos da nossa terra e também às pessoas que foram importantes para sua comunidade, e por isso, receberam homenagem com nomes de ruas - pontua Garotinho.
O secretário informa que vários bairros de Campos já receberam as novas placas num total de 1800 ruas já identificadas. Nas placas constam os nomes das ruas, travessas e avenidas, bem como o nome do bairro e a sequência numérica do trecho entre uma esquina e outra. Diversos vultos históricos e personalidades da sociedade campista que foram importantes para a comunidade são homenageados nas placas que identificam os logradouros, como Cora de Alvarenga e Barão da Lagoa Dourada.
Cora de Alvarenga foi professora, diretora do então Grupo Escolar XV de Novembro, na década de 30, e autora da obra Aritmética Elementar, que teve sua primeira edição publicada em 1919, e a 12ª edição em 1937. O Barão da Lagoa Dourada é título de José Martins Pinheiro, um dos homens mais progressistas de sua época. Ele foi juiz de Paz, vereador, e como líder, estava sempre presente nos grandes movimentos comunitários de Campos, com decisões sábias e conciliatórias.
- Acho muito válido ter as placas com os nomes das ruas nas esquinas. Muitas vezes a pessoa está num lugar que não conhece e precisa ficar perguntando o nome da rua, mas se tiver o nome nas esquinas facilita bastante. Além disso, os descendentes dos homenageados se sentem valorizados com o nome nas placas”, declarou o autônomo Alberto dos Santos.
Segundo o lavador de carros Anderson das Dores de Souza, as placas colocadas em todas as ruas, como a Prefeitura está fazendo, ajudam a informar bem às pessoas que não conhecem o bairro. “É muito bom colocar o nome das ruas nessas placas. Gostei do modelo, que é curvo em cima”, afirmou.