Notícia no detalhe
Exposição "Carnaval dos Carnavais" no Museu Histórico
Quem gosta de carnaval e tem a curiosidade de saber um pouco da história da festa, em Campos, não pode deixar de visitar a exposição “Carnaval dos carnavais”, no Museu Histórico. O acervo exibe fantasias e fotografias que ajudam a contar os últimos 100 anos de folia. O museu fica na Praça São Salvador, 40. A visitação acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h.
Realizado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, o projeto da exposição “Carnaval dos carnavais” exibe como destaque, a fantasia utilizada pelo estilista Nelcimar Pires, no carnaval do Rio de Janeiro, em 2011, na Escola Unidos de Vila Isabel. O boi pintadinho se faz presente em duas belas réplicas.
Ainda no acervo, destaque para uma escultura em homenagem ao sambista Geraldo Gamboa, feita pelo artista plástico Mário Lúcio Evangelista, em 2014. O presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Orávio de Campos e a atriz Neusinha da Hora também cederam fantasias para a exposição.
O acervo fotográfico revela aos visitantes, os diferentes cenários dos desfiles. A era dos carnavais de escolas, blocos e bois, na Avenida XV de Novembro, é um dos destaques.
– Desde a recepção do museu, o visitante entra no clima do carnaval, através de peças da exposição. No salão em que o acervo foi exposto, a decoração lembra a de um salão de baile carnavalesco. Esperamos que o público aproveite a interessante viagem ao passado que estamos oferecendo – disse a gerente do Museu Histórico, Graziela Escocard.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira