Notícia no detalhe
Emut fiscaliza documentos do transporte alternativo
A Empresa Municipal de Transportes (Emut) está analisando os documentos entregues pelas cooperativas de transportes alternativos do município. De acordo com o presidente do órgão, Paulo Mósso, a fiscalização está sendo feita para os permissionários que atuam no município, no serviço de transporte alternativo em, no mínimo, dois anos.
- Estamos verificando se os permissionários estão atuando dentro do padrão estabelecido. Os que não estiverem dentro do padrão adequado, por falta de documento do veículo ou do permissionário, devem reaver o que estiver pendente para poder atuar com legalidade no município - ressalta o presidente.
O artigo foi publicado na portaria de número 48/2010, do Diário Oficial desta segunda-feira (09), considerando o que prevê o artigo 51 do projeto de lei de número 8.169. Os padrões estabelecidos por parte dos veículos é o dever de capacidade mínima de 12 e máxima de 16 passageiros, todos sentados, incluindo o motorista.
Deverão estar em dia com suas respectivas situações fiscais e estar em boas condições de conservação, funcionamento, higiene e segurança. Por parte dos permissionários deverão ser portadores de CNH em categoria compatível com a prevista no CTB, para conduzir o veículo licenciado e comprovar bons antecedentes, mediante certidões dos Cartórios de Distribuição Estaduais e Federais. Cíveis e Criminais.
Além disso, não poderão estar cadastrados como motoristas auxiliares em qualquer tipo de transporte e ser titulares de autorização, permissão ou concessão de qualquer outro serviço público de transporte e, ainda, não poderão ter renda advinda de outra atividade, com ou sem vínculo, excetuando-se aposentados ou pensionistas que percebam benefícios no valor de até dois salários mínimos.
Como determinação da norma, o proprietário do veículo deve cumprir as exigências previstas nas alíneas “a” e “b”, do artigo 24, inciso VII, da Lei n.° 8.169/2010. E, ainda, deverão comprovar residência no município há pelo menos dois anos, somente sendo aceitos contas de energia elétrica e adimplemento de IPTU e deverão comprovar a realização de curso de direção defensiva em entidades aptas para tanto.
- Estamos abrindo este espaço para que todos se adequem às normas estabelecidas, para que não encontrem problemas no futuro - completa Paulo Mósso.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/06/2025 09:58:26 Valorização dos servidores: Projeto Humaniza Seduct lançado oficialmente
- 08/06/2025 09:49:56 Programa de Osteoporose previne fraturas e promove qualidade de vida
- 08/06/2025 09:43:54 Vacinação contra a dengue para crianças de 10 anos começa nesta segunda (09)
- 08/06/2025 09:38:06 Qualificação e Emprego com serviços na 18ª edição do Prefeitura em Ação
- 08/06/2025 09:21:37 Programa Mais Ciência dá boas-vindas aos novos bolsistas do ciclo de 2025
Valorização dos servidores: Projeto Humaniza Seduct lançado oficialmente
0806 09h49Programa de Osteoporose previne fraturas e promove qualidade de vida
0806 09h43Vacinação contra a dengue para crianças de 10 anos começa nesta segunda (09)
0806 09h38Qualificação e Emprego com serviços na 18ª edição do Prefeitura em Ação
0806 09h21Programa Mais Ciência dá boas-vindas aos novos bolsistas do ciclo de 2025
12ª Bienal do Livro de Campos: Estrutura no Cepop entra na fase final de montagem
2Cepop: Domingo de muitas atrações na 12ª Bienal do Livro de Campos
312ª Bienal do Livro de Campos será lançada nesta quarta no Teatro de Bolso
4Bienal no Cepop: Editoras e livrarias já estão com os livros prontos para a feira
5Programação da 12ª Bienal do Livro de Campos lançada no Teatro de Bolso
6Rock Goitacá 2025 acontecerá nos dias 24 e 25, no Jardim do Liceu