Notícia no detalhe
FMIJ: jovem se qualifica e começa a montar o próprio salão de beleza
A Casa da Juventude, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), qualificou para o mercado de trabalho e o empreendedorismo, 220 jovens de 16 a 29 anos de idade, no final do ano passado. Este mês, o programa está com inscrições abertas para 470 vagas para os cursos de Informática (100), AutoCAD (100), Logística (75), Auxiliar de RH (75), Estética (60) e Montagem e manutenção de microcomputadores (60).
Quem se qualificou como Marcilane Motta dos Santos Crespo, 22 anos, indica e atesta a qualidade dos cursos. Ela já atua na área de Estética e está abrindo seu próprio salão.
- Fiz o curso de estética e a cada etapa, nos qualificamos para um serviço, como limpeza de pele, máscaras de beleza, carboxiterapia, massagem modeladora, drenagem linfática e massagem para pós-operatórios. Os professores são excelentes e também fazíamos estágios nos salões e clínicas de estética. Ainda no curso, aprovada em uma etapa, eu passava a trabalhar, atendendo em domicílio. Agora estou montando, em sociedade com minha irmã, um salão em casa – conta Marcilane, que é casada com o estoquista Carlos Henrique, tem uma filha (Maria Fernanda, de 2 anos) e está grávida.
A jovem diz que trabalhou como vendedora até o nascimento da primeira filha. “Aí passei a ser dona de casa. Quando soube do curso, logo me interessei e soube aproveitar bem o que aprendi. Com o dinheiro do meu trabalho, estou ajudando na ampliação da minha casa e comprei os equipamentos de que vou precisar, como macas, espátulas e produtos. Minha irmã está ajudando com o capital e vai cuidar da agenda e administração do negócio, enquanto fico com a parte da estética. Minha clientela eu já formei também”, diz, animada, Marcilane.
O presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Thiago Ferrugem, informa que as inscrições foram prorrogadas, em função do ponto facultativo nas repartições públicas e do feriado do Carnaval. “O programa desenvolvido na Casa da Juventude é muito importante, porque incentiva o empreendedorismo, a prestação de serviços, quando sabemos que o país inteiro vive uma crise. Com a qualificação que os jovens recebem, eles ficam preparados para o mercado de trabalho, inclusive recebendo orientação sobre entrevista, mas podem eles mesmos prestar serviços, montar seus negócios e serem empreendedores”, conclui.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/03/2026 19:07:15 “Domingo em Família” com entrega de obras do novo Parque Ecológico
- 15/03/2026 10:35:17 “Vem pro Lagamar” vai agitar a praia de Farol no domingo de Páscoa
- 15/03/2026 10:04:41 Comissões de Sindicância e Inquérito: transparência e valorização dos servidores
- 15/03/2026 09:26:47 Otimizando o atendimento: Procedimentos solicitados no Núcleo e nas UBS
- 14/03/2026 15:58:29 Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
“Domingo em Família” com entrega de obras do novo Parque Ecológico
1503 10h35“Vem pro Lagamar” vai agitar a praia de Farol no domingo de Páscoa
1503 10h04Comissões de Sindicância e Inquérito: transparência e valorização dos servidores
1503 09h26Otimizando o atendimento: Procedimentos solicitados no Núcleo e nas UBS
1403 14h23Hospital São José promove ação para comemorar o Mês da Mulher
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















