Notícia no detalhe
FMIJ: jovem se qualifica e começa a montar o próprio salão de beleza
A Casa da Juventude, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), qualificou para o mercado de trabalho e o empreendedorismo, 220 jovens de 16 a 29 anos de idade, no final do ano passado. Este mês, o programa está com inscrições abertas para 470 vagas para os cursos de Informática (100), AutoCAD (100), Logística (75), Auxiliar de RH (75), Estética (60) e Montagem e manutenção de microcomputadores (60).
Quem se qualificou como Marcilane Motta dos Santos Crespo, 22 anos, indica e atesta a qualidade dos cursos. Ela já atua na área de Estética e está abrindo seu próprio salão.
- Fiz o curso de estética e a cada etapa, nos qualificamos para um serviço, como limpeza de pele, máscaras de beleza, carboxiterapia, massagem modeladora, drenagem linfática e massagem para pós-operatórios. Os professores são excelentes e também fazíamos estágios nos salões e clínicas de estética. Ainda no curso, aprovada em uma etapa, eu passava a trabalhar, atendendo em domicílio. Agora estou montando, em sociedade com minha irmã, um salão em casa – conta Marcilane, que é casada com o estoquista Carlos Henrique, tem uma filha (Maria Fernanda, de 2 anos) e está grávida.
A jovem diz que trabalhou como vendedora até o nascimento da primeira filha. “Aí passei a ser dona de casa. Quando soube do curso, logo me interessei e soube aproveitar bem o que aprendi. Com o dinheiro do meu trabalho, estou ajudando na ampliação da minha casa e comprei os equipamentos de que vou precisar, como macas, espátulas e produtos. Minha irmã está ajudando com o capital e vai cuidar da agenda e administração do negócio, enquanto fico com a parte da estética. Minha clientela eu já formei também”, diz, animada, Marcilane.
O presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Thiago Ferrugem, informa que as inscrições foram prorrogadas, em função do ponto facultativo nas repartições públicas e do feriado do Carnaval. “O programa desenvolvido na Casa da Juventude é muito importante, porque incentiva o empreendedorismo, a prestação de serviços, quando sabemos que o país inteiro vive uma crise. Com a qualificação que os jovens recebem, eles ficam preparados para o mercado de trabalho, inclusive recebendo orientação sobre entrevista, mas podem eles mesmos prestar serviços, montar seus negócios e serem empreendedores”, conclui.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/07/2025 08:41:45 Resultado final dos novos bolsistas do Programa de Apoio à Economia Criativa
- 03/07/2025 08:33:18 Procon Campos ministra palestra para alunos do 6º ano da E.M. José do Patrocínio
- 03/07/2025 08:22:01 Departamento de Odontologia visita escola onde será realizado o Prefeitura em Ação
- 03/07/2025 08:07:04 Formação sobre Censo Escolar 2025 continua nesta quinta no IFF Campos Centro
- 02/07/2025 20:38:21 Reunião emergencial debate fim de cofinanciamento estadual à Saúde
Resultado final dos novos bolsistas do Programa de Apoio à Economia Criativa
0307 08h33Procon Campos ministra palestra para alunos do 6º ano da E.M. José do Patrocínio
0307 08h22Departamento de Odontologia visita escola onde será realizado o Prefeitura em Ação
0307 08h07Formação sobre Censo Escolar 2025 continua nesta quinta no IFF Campos Centro
0207 20h38Reunião emergencial debate fim de cofinanciamento estadual à Saúde
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Prefeitura convoca profissionais aprovados no concurso do PSF de 2008
3Edital para o programa Criança Feliz é publicado
4Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
5Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça
6Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi