Notícia no detalhe
Rede de proteção à Saúde da Mulher com vários serviços
Campos dispõe de uma vasta Rede de Proteção à Saúde da Mulher. São serviços das mais diversas áreas da saúde que vêm garantindo a melhoria da qualidade de vida do público feminino. O serviço de reconstrução mamária é um deles e está trazendo alívio às pacientes oncológicas mastectomizadas.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, destaca que a Prefeitura de Campos está garantindo o procedimento a pacientes que fizeram a retirada total ou parcial da mama. As cirurgias, com o novo modelo de financiamento, com recursos dos royalties do petróleo, acontecem no Hospital Beneficência Portuguesa (HBP), Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) e Hospital Dr. Beda.
No Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), onde as gestantes de médio risco do município e demais mulheres recebem atendimento especializado e humanizado, há 84 mil pacientes cadastradas, aproximadamente. A unidade realizou, no ano passado, cerca de 50 mil atendimentos em geral, sendo cerca de 6 mil atendimentos na Obstetrícia.
Diferentes serviços são oferecidos, como mastologia, climatério, planejamento familiar, nutrição, angiologia, sexologia, fisioterapia, infertilidade, patologia cervical, odontologia, psicologia e serviço social. O CRTM faz também, exames de diagnóstico e exames clínicos de pré-natal e teste rápido de HIV.
Além disso, as 72 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal de saúde realizam, juntas, cerca de 15 mil consultas de pré-natal por ano. Além do atendimento nas UBS, o atendimento a gestantes adolescentes é feito nos Centros de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) - polos 1 e 2.
- Os CRTCA dispõem de equipe multidisciplinar, com grupo de orientação para todas as fases da gestação, além de atendimento com assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, obstetra, acompanhamento do cartão de vacinação, etc. O polo 2 atende, aproximadamente, a 2 mil gestantes/ano e o polo 1, cerca de 1.500 gestantes/ano – disse Doutor Chicão.
VACINA HPV
A Prefeitura de Campos vacinou mais de 50 mil adolescentes contra o vírus do papiloma humano (HPV) desde 2010. Cerca de 100 mil doses foram aplicadas em meninas e meninos. “Oferecemos a vacina contra o HPV, desde setembro de 2010, às meninas de 11 a 15 anos de idade. Com isso, houve redução de mais de 40% da incidência de verrugas genitais em meninas menores de 21 anos. A vacina é o que existe de mais moderno contra o câncer de colo de útero”, afirmou.
REDE CEGONHA
Em parceria com o Governo Federal, a Secretaria Municipal de Saúde está implantando a Rede Cegonha, programa brasileiro que garante a organização de uma rede de cuidados materno-infantil. O objetivo é que a mulher passe a contar com assistência integral à saúde desde a confirmação da gravidez e até o segundo ano de vida do filho e com a oportunidade de ser acompanhada por familiares.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2024 11:34:18 Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
- 23/11/2024 11:15:33 Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
- 23/11/2024 10:58:34 Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
- 22/11/2024 18:24:35 Limpeza Pública com reforço em Farol e mutirão em bairros e localidades
- 22/11/2024 16:03:06 Iniciada a montagem da decoração natalina no Centro de Campos
Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
2311 11h15Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
2311 10h58Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
2211 18h24Limpeza Pública com reforço em Farol e mutirão em bairros e localidades
2211 16h03Iniciada a montagem da decoração natalina no Centro de Campos
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação