O novo sistema do transporte público que começa a ser implementado em Campos tem como ponto de partida os novos e modernos ônibus, com novo layout, nas cores predominantes amarela, verde e azul. As cores definem os consórcios de empresas que operam o novo sistema em implantação na cidade e no interior e vão ajudar os usuários a identificar as regiões por onde circulam. O sistema está sendo operado por dois consórcios de empresas de ônibus (Planície e União) que venceram o processo licitatório através do edital 001/13.
O novo programa para o transporte coletivo prevê uma frota de 383 novos veículos. Os ônibus na cor predominante verde integram o Consórcio Planície, formado pelas empresas Viação São João e Jacarandá. Os ônibus na cor predominante amarela integram o Consórcio União, formado pelas empresas Cordeiro, Siqueira, São Salvador e Turisguá. A Viação Rogil, que opera as linhas do Lote 3, definidas no edital, são padronizados na cor predominante azul.
O presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Álvaro Oliveira, destaca que os novos veículos são mais silenciosos, ágeis, com mais estabilidade, e todos dotados de plataformas hidráulicas, que permitem descer até o nível do solo, para embarque de cadeiras de rodas e pessoas que fazem uso de muletas por exemplo.
Outro benefício é que 35% dos veículos têm eficiente sistema de ar condicionado, maior percentual em frota urbana no interior do Brasil, inclusive com percentual maior que na capital, Rio de Janeiro.
Conforme o edital, o lote 1, vencido pelo Consórcio Planície, contempla toda região da margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, que compreende todos os bairros de Guarus e os distritos de localidades de toda a região Norte do município.
O lote 2, vencido pelo Consórcio União, compreende os bairros Bela Vista, Jóquei Clube, Penha, IPS, Bandeirantes e bairros adjacentes na região de Guarus. Já o lote 3, vencido pela Viação Rogil, abrange os bairros da região do Shopping Estrada, Tapera, Lagoa de Cima e região Serrana de Campos.
Parte da frota (85 ônibus) foi financiada pelo Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), no valor de aproximadamente R$ 24 milhões. As empresas tomaram empréstimos também com instituições financeiras da rede privada, como Itaú e outros bancos para financiar os demais veículos. Do total de mais de 100 novos ônibus, todos estão saindo da fábrica com acessibilidade (plataformas hidráulicas) para facilitar a vida dos passageiros com deficiência física, principalmente os cadeirantes.
- O aporte financeiro do Fundecam representa redução no custo do investimento para as empresas, porque elas vão pagar juros de apenas 0,5% ao mês, bem diferente das taxas praticadas no mercado pelas instituições financeiras (bancos). Mas é bom deixar claro que, de forma alguma o empréstimo junto ao Fundecam representa risco para o município, tendo em vista que os veículos ficam alienados fiduciariamente – enfatiza o presidente do Fundecam, Otavio Amaral.
O contrato das empresas com o Fundecam compreende carência de um ano, com início em março deste ano. As parcelas vão ser amortizadas mensalmente, em 48 parcelas, deduzidas dos repasses que a Prefeitura faz regularmente do Programa Cartão Cidadão, referentes às complementações das passagens, tendo em vista que os passageiros pagam apenas R$ 1,00 e a diferença paga por cada passageiro é complementada com recursos dos royalties do petróleo do município.