Notícia no detalhe
Prefeitura viabiliza braquiterapia também para região
Em mais uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (12), o vice-prefeito e secretário de saúde, Doutor Chicão, conseguiu pactuar a autorização do serviço de braquiterapia para outros nove pacientes da região Norte Fluminense. Com isso, eles também poderão utilizar o serviço de braquiterapia em Campos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No início deste mês, Doutor Chicão já havia conseguido a liberação para que o serviço de braquiterapia, que antes era feito no Instituto Nacional do Câncer (INCA), conforme credenciamento do Ministério da Saúde, começasse a ser realizado em Campos, a partir do dia 22 de março, para os campistas. O credenciamento para os munícipes vizinhos valerá a partir de abril.
- Agora, 20 pacientes, sendo 11 de Campos e nove de outros municípios da região poderão fazer a braquiterapia em nossa cidade, de graça, sem precisar ir ao Rio. Em algumas semanas, eles começarão a ser feitos no Hospital Doutor Beda, isso porque conseguimos pactuar o deslocamento da verba PPI para o município, a fim de que essas pessoas também sejam contempladas – disse Doutor Chicão.
Ele destaca que a medida vai garantir mais dignidade e alívio aos usuários, pois passarão a ter o atendimento e tratamento plenos em Campos, sem precisar viajar. "Embora a Secretaria Municipal de Saúde pagasse todo o deslocamento ao Rio de Janeiro, por meio do Tratamento Fora Domicílio (TFD), é mais favorável que o tratamento aconteça aqui", frisou.
A braquiterapia é um tipo de radioterapia para pacientes com câncer de colo de útero e próstata, por exemplo. É uma técnica moderna e extremamente eficaz, em que uma fonte de radiação é alocada dentro ou junto à área que necessita de tratamento, sendo possível atingir um grau muito maior de precisão, pois a radiação afeta diretamente o local do tumor cancerígeno, reduzindo a exposição de tecidos saudáveis aos raios-x. Outra vantagem é a redução do ciclo de tratamento.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/05/2025 16:31:29 DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
- 11/05/2025 14:59:53 Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
- 11/05/2025 10:04:21 Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
- 11/05/2025 09:54:30 Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
- 11/05/2025 08:44:46 “Tardizinha Gospel” promete levar muito louvor e adoração ao Cais da Lapa em junho
DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
1105 10h04Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
1105 09h54Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
1005 15h07Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1105 14h59Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore
6Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto