Uma comemoração especial para uma instituição especial, através da expressão artística, da interpretação musical, do dedilhar do violão, do sopro do sax e do trompete, da percussão e da dança. É assim que meninos e meninas, crianças e adolescentes assistidos pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude estão celebrando os 25 anos de criação e funcionamento da instituição, que já deu norte para a vida de milhares de menores, entre eles, muitos em situação de risco social, mas que se tornaram cidadãos e cidadãs exemplares.
Nesta terça-feira (24) a quadra da FMIJ ficou lotada para diversas apresentações, tanto pelos assistidos nos programas da instituição, como de outras entidades que cuidam de menores, e que recebem apoio da Fundação Municipal da Infância e da Juventude.
A diretora de Programas e Projetos da Fundação, Aymê Ribeiro, destaca que a programação pelos 25 anos da FMIJ teve início no dia 19 e vai até o dia 30 de março, com muitas atividades, sempre inserindo os alunos, e também crianças de outras entidades que cuidam de crianças e adolescentes, e que têm apoio da Fundação, como a Associação Luiz e Vida, da comunidade do Matadouro.
Sob a coordenação da pedagoga Rita Fundão, os alunos da Fundação cantaram, tocaram instrumentos e dançaram, revelando talentos. A harmonia musical ficou por conta dos instrutores músicos que ensinam a arte instrumental na instituição, e dos próprios alunos vocacionados para a música.
Conforme as diretrizes do presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, Rita Fundão envolveu na programação, crianças e adolescentes de todos os Programas: Desafio, que abriga crianças e adolescentes na faixa etária entre 0-19 anos; Programa Semeando, na faixa etária 16-18 anos; Qualifica, faixa etária 14-18 anos, e ainda dos Programas Acolhimento, que acolhe crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 18 anos e que abriga mais de 250 crianças e adolescentes, e ainda os jovens do Programa Casa da Juventude, que apoia jovens na faixa etária 14-29 anos.
- Nesta quarta-feira (25) e na quinta-feira (26), teremos mais atividades envolvendo nossas crianças e nossos adolescentes. Vamos desenvolver ações sociais com os jovens da Casa da Juventude, a partir das 9h, no bairro Pelinca nesta quarta-feira. Na quinta-feira (26), a partir das 14h, estaremos com duas atividades simultâneas. Faremos uma Caminhada pela Paz com manifesto pela não redução da maioridade penal, na Casa da Juventude. Enquanto isso, aqui no auditório da Fundação, estaremos apresentando para nossas crianças e nossos adolescentes, um documentário com a memória da instituição nestes 25 anos de bons serviços prestados para a infância e a adolescência de Campos – destaca o presidente da FMIJ.