Notícia no detalhe
Palestras nas escolas sobre implantação da vacina contra HPV
Os professores da rede municipal de ensino iniciam na próxima semana, um ciclo de palestras educativas sobre prevenção de câncer, destinadas a crianças e adolescentes. Educadores e profissionais da saúde foram treinados pelo Programa Saúde na Escola (PSE), para orientar os alunos quanto à implantação da vacina quadrivalente, contra o Human Papiloma Virus (HPV) no município, que será oferecida gratuitamente, a partir de 13 de setembro.
De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Hirano, os alunos serão multiplicadores das informações para os pais. No entanto, os responsáveis pelos alunos também serão orientados sobre a imunização nas escolas, em 25 de agosto, quando a secretaria vai realizar um seminário com a doutora em tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (SP), Adriana Bittencourt Campaner.
A palestra será destinada também a profissionais de saúde e educação e acontecerá na Faculdade de Medicina de Campos. A palestrante é a principal pesquisadora dos estudos de vacinas multivalentes contra HPV da Santa Casa de Misericórdia de SP.
- A meta é imunizar 17 mil meninas na faixa etária de 11 a 15 anos. A medida tem o objetivo de atingir, principalmente, quem ainda não teve experiência sexual e, por isso, não teve contato com o vírus, com o propósito de prevenir contra o câncer e contra verrugas vulvares - explicou o secretário.
Ainda este mês, as escolas receberão kits informativos sobre a doença e a vacina, contendo folder informativo e flyer com perguntas e respostas sobre o assunto, como explicou a coordenadora de Programas Especiais da secretaria de Saúde, Cândida Barcelos. “O kit terá vídeo educativo sobre HPV, abordando linguagem diferenciada para adolescentes, com palestra do médico Jairo Bouer. Além disso, terá uma carta de autorização que os pais deverão assinar para permitir que suas filhas sejam vacinadas”, disse a coordenadora.
O médico tem residência em psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP) e é especialista no assunto. No dia 9 de setembro, haverá aula magna sobre a introdução da vacina no calendário vacinal do município, destinada a profissionais da saúde, educação, autoridades do município, integrantes de conselhos municipais e associações interessadas.
Últimas Notícias adicionadas
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira