Notícia no detalhe
Cras da Chatuba inicia ação para divulgar a Lei Maria da Penha
A primeira ação de um projeto de capacitação de usuários dos dez Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Campos sobre a Lei Maria da Penha e temas envolvendo violência doméstica e violência contra a mulher, foi iniciado na semana passada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), Margarida Estela Mendes do Nascimento. O evento começou no Cras da Chatuba.
A proposta do Condim é envolver secretarias, como Educação e Saúde, e projetos desenvolvidos no município, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), em uma ação macro, para a conscientização sobre as mais variadas formas de agressões e violações de direitos junto às famílias, que ela considera como “espinha dorsal para a efetivação de um trabalho contra a violência”.
Moradores da Chatuba prestigiaram o evento e aprovaram a capacitação, que é promovida pela secretaria de Família e Assistência Social. “Sempre participamos das reuniões realizadas no Cras, com psicólogos, assistentes sociais, médicos. Recebemos informações importantes, como a Delegacia da Mulher, que vai vir para Campos, ou como defender ou ajudar as pessoas que sofrem agressões. Até mesmo saber o que pode ser visto como agressão”, contou a moradora, Elizete Tavares Jordão, de 55 anos.
A subsecretária de Família e Assistência Social, Márcia Pereira, acompanhou o debate e a palestra ministrada pela presidente do Condim, a coordenadora do Cras Chatuba, Marisa Dângelo, e a psicóloga Flávia Barreto. “Ações como essas são fundamentais para que as pessoas saibam como se proteger, como buscar auxílio e, ainda, para se tornarem multiplicadores dessa conscientização”, destacou a subsecretária.
Margarida Estela explicou que foi feito um apanhado da Lei Maria da Penha. “Passamos os pontos mais importantes, falamos sobre os tipos de violência, os procedimentos para busca de proteção e denúncias e encerramos com a estatística da violência contra mulher em Campos, de 2009., quando o conselho realizou 818 primeiros atendimentos e contabilizou 731 reincidências de agressões, inclusive, a pessoas vitimizadas antes da Lei Maria da Penha”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















