Notícia no detalhe
Cras da Chatuba inicia ação para divulgar a Lei Maria da Penha
A primeira ação de um projeto de capacitação de usuários dos dez Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Campos sobre a Lei Maria da Penha e temas envolvendo violência doméstica e violência contra a mulher, foi iniciado na semana passada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), Margarida Estela Mendes do Nascimento. O evento começou no Cras da Chatuba.
A proposta do Condim é envolver secretarias, como Educação e Saúde, e projetos desenvolvidos no município, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), em uma ação macro, para a conscientização sobre as mais variadas formas de agressões e violações de direitos junto às famílias, que ela considera como “espinha dorsal para a efetivação de um trabalho contra a violência”.
Moradores da Chatuba prestigiaram o evento e aprovaram a capacitação, que é promovida pela secretaria de Família e Assistência Social. “Sempre participamos das reuniões realizadas no Cras, com psicólogos, assistentes sociais, médicos. Recebemos informações importantes, como a Delegacia da Mulher, que vai vir para Campos, ou como defender ou ajudar as pessoas que sofrem agressões. Até mesmo saber o que pode ser visto como agressão”, contou a moradora, Elizete Tavares Jordão, de 55 anos.
A subsecretária de Família e Assistência Social, Márcia Pereira, acompanhou o debate e a palestra ministrada pela presidente do Condim, a coordenadora do Cras Chatuba, Marisa Dângelo, e a psicóloga Flávia Barreto. “Ações como essas são fundamentais para que as pessoas saibam como se proteger, como buscar auxílio e, ainda, para se tornarem multiplicadores dessa conscientização”, destacou a subsecretária.
Margarida Estela explicou que foi feito um apanhado da Lei Maria da Penha. “Passamos os pontos mais importantes, falamos sobre os tipos de violência, os procedimentos para busca de proteção e denúncias e encerramos com a estatística da violência contra mulher em Campos, de 2009., quando o conselho realizou 818 primeiros atendimentos e contabilizou 731 reincidências de agressões, inclusive, a pessoas vitimizadas antes da Lei Maria da Penha”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 09:39:38 Social + Perto: Especial pelo Dia da Abolição da Escravatura na próxima terça-feira
- 09/05/2025 18:39:19 Homenagem pelo Dia das Mães movimenta o calçadão do Centro
- 09/05/2025 15:41:30 Campos vai receber as primeiras doses da vacina contra a dengue
- 09/05/2025 15:13:18 Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado em 38 unidades de saúde
- 09/05/2025 14:00:26 Procon Campos divulga pesquisa de preço de produtos para o Dia das Mães
Homenagem pelo Dia das Mães movimenta o calçadão do Centro
1005 09h39Social + Perto: Especial pelo Dia da Abolição da Escravatura na próxima terça-feira
0905 15h41Campos vai receber as primeiras doses da vacina contra a dengue
0905 15h13Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado em 38 unidades de saúde
0905 14h00Procon Campos divulga pesquisa de preço de produtos para o Dia das Mães
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore