Notícia no detalhe
Menos 67 quilos e mais saúde após cirurgia bariátrica
Patrícia Azevedo vai celebrar vida nova no dia 6 de maio. Não é o dia do aniversário dela, mas a data é uma espécie de comemoração pelo sucesso de sua cirurgia bariátrica, realizada há um ano. Patrícia já eliminou 67 quilos, está com a saúde em dia, ganhou mais qualidade de vida e venceu a depressão. O procedimento foi todo pago pela Prefeitura de Campos, com recursos dos royalties do petróleo, pois o serviço não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A meta da paciente, moradora de Goitacazes, hoje com 38 anos, é eliminar mais 8 quilos. Ela tem duas filhas adolescentes e é um exemplo de perseverança. “Hoje estou com um corpinho de 20 anos. Tinha 148 quilos e estou pesando 81 agora. A cirurgia foi um presente de Deus. Estou muito realizada e sempre costumo dizer que a bariátrica é um ato de amor à vida, quando não existe mais esperança”, disse Patrícia.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, desde o início da implantação do serviço, em junho de 2010, foram realizados cerca de 450 procedimentos, no Hospital Escola Álvaro Alvim e no Hospital Santa Casa de Misericórdia.
- A contratualização com estas unidades prevê a realização de 10 cirurgias/mês, cinco em cada unidade. Os beneficiados recebem o acompanhamento necessário da Secretaria, por meio do Programa de Combate a Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Hiperdia). O acompanhamento inclui atendimento de equipe multidisciplinar e os medicamentos específicos para a assistência integral - afirmou o vice-prefeito.
Mudança de vida - Patrícia tinha gordura no fígado e era sedentária. Não praticava exercícios físicos e tinha grau 3 de obesidade. Era compulsiva por comida. Ela continua recebendo acompanhamento da Secretaria de Saúde e atualmente, está com a pressão arterial controlada.
- Hoje como para viver e não vivo pra comer. Estou com a autoestima alta, tenho saúde, minhas taxas estão todas excelentes. Eu não conseguia nem amarrar o tênis, agora eu não faço apenas caminhada, mas consigo correr e cruzar as pernas, que era meu maior sonho. A obesidade me impedia de fazer isso e outras coisas - lembrou.
A cirurgia não cura, destaca Patrícia, mas ajuda a matar um leão por dia. “A equipe da Secretaria me ajudou a fazer minha reeducação alimentar e a mastigar bem os alimentos. Não como doce, nem frituras e gorduras, não bebo refrigerante e levo uma vida saudável”, garantiu.
Segundo Doutor Chicão, o serviço representa o que há de melhor no mundo em termos de cirurgia bariátrica. “Um estudo publicado na Lancet Diabetes and Endocrinology afirma que as cirurgias bariátricas podem reduzir muito as chances de um paciente desenvolver diabetes tipo 2. Os médicos acompanharam cerca de 5 mil pessoas. Houve redução de 80% de incidência da doença em pessoas que se submeteram à cirurgia”, explicou o secretário de Saúde.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 10:16:13 Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
- 15/05/2025 08:49:30 Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
- 15/05/2025 08:13:34 Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
- 15/05/2025 07:45:12 Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
1505 08h49Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
1505 08h13Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
1505 07h45Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
1405 18h36Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional