Notícia no detalhe
Circuito Cultural: “Olhares sobre os índios de Campos” começa nesta sexta
A trajetória e as peculiaridades dos índios serão destacadas a partir desta sexta-feira (17), nos equipamentos culturais administrados pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), com a abertura do circuito cultural: “Olhares sobre os índios de Campos”. As exposições acontecerão no Museu Histórico de Campos, localizado na Praça São Salvador; no Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, na Avenida Sérgio Vianna Barroso (Estrada de Tocos) e na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes.
No Solar do Colégio, que abriga o Arquivo Público Municipal, o público conhecerá “Os Índios de Campos através de Registros Oficiais”. A exposição será composta por documentos oficiais, como os Livros de Termos de Prisão, que contêm registros de prisões de índios, processos de devassa; que citam crimes cometidos por índios e a descrição de Manoel Martins do Couto Reys, a respeito dos costumes e da vida dos índios que viviam na região. “Ao lado dos documentos originais serão expostas as transcrições, para que todos possam conhecer os conteúdos dos documentos”, destaca a historiadora Larissa Manhães.
Além da exposição de documentos e da própria história do Solar, que abriga um pouco da história dos índios na região, no Arquivo Público haverá um sítio arqueológico simulado em que as crianças e os adolescentes que visitarem a exposição poderão participar de uma escavação na busca de vestígios deixados pelos índios que foram escravizados e viveram na Fazenda do Solar do Colégio.
Localizado no Centro da cidade, o Museu Histórico exibirá painéis descrevendo as visões e interpretações dos viajantes como, Couto Reys (1750 -1827) e Augusto de Saint-Hilaire (1779-1853), sobre o índio Goitacá, na mostra intitulada “O índio goitacá na literatura dos viajantes e cronistas”; além de imagens do processo de escavação arqueológica do Sítio do Caju, entre os anos de (1960 - 1980).
No distrito de Goitacazes, a Casa de Cultura José Cândido de Carvalho receberá a exposição que contará de forma antropológica, a visão sobre o índio Goitacá e suas representações na contemporaneidade. A mostra será composta por obras literárias, por objetos, imagens entre outras visões que fazem com que os Goitacás estejam presentes na vida dos campistas, e com isso, sejam lembrados no cotidiano.
Segundo a presidente da FCJOL, Patrícia Cordeiro, o projeto tem o objetivo de resgatar a história da cidade. “A intenção é resgatar o modo de vida dos índios Goitacá e os diversos vestígios que comprovam a existência dos indígenas na região. O circuito vai contar um pouco da história dos nativos e sua importância para a trajetória da cidade”, ressalta.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 10:16:13 Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
- 15/05/2025 08:49:30 Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
- 15/05/2025 08:13:34 Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
- 15/05/2025 07:45:12 Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
1505 08h49Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
1505 08h13Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
1505 07h45Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
1405 18h36Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional