Notícia no detalhe
Circuito Cultural: “Olhares sobre os índios de Campos” começa nesta sexta
A trajetória e as peculiaridades dos índios serão destacadas a partir desta sexta-feira (17), nos equipamentos culturais administrados pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), com a abertura do circuito cultural: “Olhares sobre os índios de Campos”. As exposições acontecerão no Museu Histórico de Campos, localizado na Praça São Salvador; no Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, na Avenida Sérgio Vianna Barroso (Estrada de Tocos) e na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes.
No Solar do Colégio, que abriga o Arquivo Público Municipal, o público conhecerá “Os Índios de Campos através de Registros Oficiais”. A exposição será composta por documentos oficiais, como os Livros de Termos de Prisão, que contêm registros de prisões de índios, processos de devassa; que citam crimes cometidos por índios e a descrição de Manoel Martins do Couto Reys, a respeito dos costumes e da vida dos índios que viviam na região. “Ao lado dos documentos originais serão expostas as transcrições, para que todos possam conhecer os conteúdos dos documentos”, destaca a historiadora Larissa Manhães.
Além da exposição de documentos e da própria história do Solar, que abriga um pouco da história dos índios na região, no Arquivo Público haverá um sítio arqueológico simulado em que as crianças e os adolescentes que visitarem a exposição poderão participar de uma escavação na busca de vestígios deixados pelos índios que foram escravizados e viveram na Fazenda do Solar do Colégio.
Localizado no Centro da cidade, o Museu Histórico exibirá painéis descrevendo as visões e interpretações dos viajantes como, Couto Reys (1750 -1827) e Augusto de Saint-Hilaire (1779-1853), sobre o índio Goitacá, na mostra intitulada “O índio goitacá na literatura dos viajantes e cronistas”; além de imagens do processo de escavação arqueológica do Sítio do Caju, entre os anos de (1960 - 1980).
No distrito de Goitacazes, a Casa de Cultura José Cândido de Carvalho receberá a exposição que contará de forma antropológica, a visão sobre o índio Goitacá e suas representações na contemporaneidade. A mostra será composta por obras literárias, por objetos, imagens entre outras visões que fazem com que os Goitacás estejam presentes na vida dos campistas, e com isso, sejam lembrados no cotidiano.
Segundo a presidente da FCJOL, Patrícia Cordeiro, o projeto tem o objetivo de resgatar a história da cidade. “A intenção é resgatar o modo de vida dos índios Goitacá e os diversos vestígios que comprovam a existência dos indígenas na região. O circuito vai contar um pouco da história dos nativos e sua importância para a trajetória da cidade”, ressalta.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira