Notícia no detalhe
Prefeitura alerta Estado sobre salinização na Baixada Campista
Representantes da Prefeitura de Campos, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do setor produtivo do município, principalmente, da área agrícola se reuniram nesta quarta-feira (22) na sede do Sindicato dos Ceramistas, na localidade de Mineiros, na Baixada Campista, para cobrar soluções imediatas do Estado para barrar a salinização dos canais, que vem preocupando os produtores rurais e pescadores na região de produção agrícola e de pecuária, entre a Bacia do Terminal Pesqueiro e de canais no entorno do Farol de São Tomé. Outro preocupação é a falta de manutenção das comportas, que estão emperradas e, portanto, não vedam a água do mar que invade o Canal das Flechas e o Sistema São Bento, devido a baixa cota de água doce por causa da seca.
O encontro reuniu os secretários de Agricultura, Eduardo Crespo; e de Meio Ambiente de Campos, Zacarias de Albuquerque; o diretor de Planejamento da Secretaria Municipal de Defesa Civil, major Joaquim; produtores rurais; dirigentes de entidades do setor rural, dentre eles os presidentes dos sindicatos Rural, José do Amaral e dos Ceramistas, Amaro da Conceição. Também estiveram presentes do superintendente regional do Inea, Fernando Guida; o coordenador do Inea, René Justen e o secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul, Luiz Mário Concebida, que também é gerente executivo da Firjan/Norte (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro no Norte Fluminense).
O secretário de Agricultura informou que, apesar de a manutenção de canais ser uma responsabilidade do Estado, a prefeitura vem adotando medidas emergenciais, com máquinas custeadas com recursos próprios, e pediu ao novo superintendente regional do Inea, Fernando Guida, que alerte ao governador Pezão sobre a necessidade urgente de providências para impedir que a água do mar continue invadindo a Baixada, através dos canais de água doce, porque as comportas com defeito não fecham.
Eduardo Crespo apresentou aos gestores do Inea as providências que precisam adotadas, a partir de um levantamento feito com a participação dos produtores rurais nos pontos de entrada da água do mar e também nos diversos pontos de assoreamento dos Canais Quitinguta, Canal das Flechas e outros do sistema hídrico da Baixada Campista.
Durante os pronunciamentos, foi abordada a necessidade de se elevar a cota do Rio Paraíba do Sul. “Para evitar o caos, é preciso tirar o assunto do debate e colocá-lo em execução”, frisou Eduardo. Luiz Mário Concebida informou que, na última reunião do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul (Ceivap), o diretor executivo, André Marques, anunciou que o órgão vai custear a realização dos estudos para a elevação da cota do Paraíba do Sul para seis metros. Por sua vez, o superintendente do Inea, Fernando Guida disse que vai reforçar o pedido de máquina à Secretaria de Meio Ambiente do Estado para realizar as intervenções necessárias na rede de canais da Baixada. O secretário Eduardo Crespo enfatizou o caráter de urgência e assegurou que a Prefeitura vai continuar auxiliando o governo do Estado para que providências como retificação do nível das manilhas, dragagens dos canais e e reparos das comportas sejam realizados já.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira