Notícia no detalhe
“Olhares sobre os Índios de Campos”: até o final de maio
Por: Ruan Barros -
Foto: Divulgação - 24/04/2015 - 09:04:53
Prossegue até o final de maio, o circuito cultural “Olhares sobre os Índios de Campos”, nos equipamentos culturais da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, que retratam a história dos indígenas da planície Goitacá. As exposições acontecem no Museu Histórico de Campos, localizado na Praça São Salvador; no Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, na Avenida Sérgio Vianna Barroso (Estrada de Tocos) e na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes.
No Solar do Colégio, que abriga o Arquivo Público Municipal, o público tem a oportunidade de conhecer “Os Índios de Campos através de Registros Oficiais”. A exposição é composta por documentos oficiais, como os Livros de Termos de Prisão, que contêm registros de prisões de índios, processos de devassa, que citam crimes cometidos por índios; e a descrição de Manoel Martins do Couto Reys, a respeito dos costumes e da vida dos índios que viviam na região.
Localizado no Centro da cidade, o Museu Histórico exibe painéis descrevendo as visões e interpretações dos viajantes, como Couto Reys (1750 -1827) e Augusto de Saint-Hilaire (1779-1853), sobre o índio Goitacá, na mostra intitulada “O índio goitacá na literatura dos viajantes e cronistas”; além de imagens do processo de escavação arqueológica do Sítio do Caju, entre os anos de (1960 - 1980).
No distrito de Goitacazes, a Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, acontece a exposição que conta de forma antropológica, a visão sobre o índio Goitacá e suas representações na contemporaneidade. A mostra é composta por obras literárias, por objetos, imagens entre outras visões que fazem com que os Goitacás estejam presentes na vida dos campistas, e com isso, sejam lembrados no cotidiano.
Segundo a gerente do Museu Histórico, Graziela Escocard, a população tem a oportunidade de conhecer através do circuito, um pouco mais da história da região, sendo uma oportunidade para os estudantes adquirirem conhecimento sobre os indígenas. O local funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h. A Casa de Cultura José Cândido de Carvalho e o Arquivo Público Municipal ficam abertos de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Últimas Notícias adicionadas
1
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira