Notícia no detalhe
Começa a Campanha de Vacinação contra Aftosa
Começou nesta segunda-feira (4) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa. Em Campos, a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, garante as doses de vacinas para os pequenos produtores rurais criadores de até 70 cabeças de bovinos. O secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, deu início à vacinação na propriedade do pequeno produtor José Antônio Toledo, 85 anos, na localidade de Venda Nova, na Baixada Campista.
Para assegurar a imunização dos rebanhos dos pequenos produtores rurais, donos de até 70 cabeças, a Prefeitura montou uma estratégia que implica na aquisição das vacinas, transporte para as Agências de Desenvolvimento Regionais (ADRs), veterinários e vacinadores.
Eduardo Crespo destaca que a vacinação nesta primeira etapa vai ter também a função de censo pecuário do município. “Os bovinos de todas as faixas etárias serão vacinados e, ao final de maio, teremos um levantamento geral sobre o rebanho. Estamos vivendo um período de seca e drenagem muito prolongado, e por isso, houve perdas de muitas cabeças, e muitos produtores rurais que não têm pastagens venderam seus animais para pecuaristas de outros estados, como Bahia e São Paulo, onde não há problema da crise hídrica tão acentuada, que extermina pastos, como ocorre aqui na nossa região. A real situação será conhecida após a primeira fase dessa campanha”, detalha o secretário de Agricultura.
A segunda etapa da campanha terá início em novembro, mas o secretário adverte que é preciso fazer a vacinação dos animais, sob pena das sanções previstas em lei, além do risco de contaminação dos animais, que resulta na interdição imediata da propriedade, que arca com grandes prejuízos, porque não pode nem comercializar nem transportar qualquer animal da propriedade, conforme o previsto na legislação.
- Após a vacinação na propriedade, o produtor precisa apresentar a nota fiscal da vacina para provar à Defesa Sanitária Animal que todo rebanho foi vacinado. Todas as propriedades que são assistidas pelos técnicos da Secretaria de Agricultura de Campos têm o documento preenchido e encaminhado para a Defesa Sanitária Animal, que é o órgão estadual que faz o controle da vacinação dos animais em todo o estado do Rio de Janeiro. É muito importante que todos vacinem seus rebanhos para que o Estado continue na condição de região livre de vacinação – ressalta Crespo.
Ele acrescenta que se o estado perder esta condição, todos ficam prejudicados, porque não podem vender os animais para corte, nem comercializar o leite, além de colocar em risco a saúde pública, por causa da doença.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 10:16:13 Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
- 15/05/2025 08:49:30 Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
- 15/05/2025 08:13:34 Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
- 15/05/2025 07:45:12 Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
1505 08h49Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
1505 08h13Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
1505 07h45Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
1405 18h36Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional