Notícia no detalhe
Teste do pezinho feito em bebês internados
As maternidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) começaram esta semana a fazer o teste do pezinho em crianças internadas. Os profissionais foram capacitados pelo Instituto de Endocrinologia e Diabetes do Estado do Rio de Janeiro (Iede) para iniciar a implantação da coleta. Na maternidade do Hospital dos Plantadores de Cana, o trabalho começou a ser feito com os bebês do projeto Mãe Canguru, que ficam em média dois meses internados.
O objetivo é coletar o teste nos bebês internados o mais breve possível, pois, atualmente, o prazo para a realização do teste é de 30 dias. Após, os bebês são levados ao Rio para fazer o exame no Iede. “No Mãe Canguru os bebês ficam até ganhar peso e podiam perder o prazo. Para a gente é fundamental que a mãe possa levar o bebê pra casa já com o todos os exames de rotina e o teste do pezinho feitos, pois temos a possibilidade de detectar doenças e tratá-las no início, com o bebê ainda no hospital”, disse a enfermeira neonatal Pâmela Costa.
Para Janaína Borges Rocha, 22 anos, mãe da pequena Sarah Karollyna de 18 dias, a notícia de que o teste seria colhido ainda no hospital veio em boa hora. “Achei muito bom. As mães de bebês internados passam por todo um processo vivendo com eles no hospital e saber que não vou precisar ver médico de novo e entrar em uma ambulância para ir ao Rio, me deixou tranqüila”. Izabel Peixoto Machado, 36, mãe de Aías Benjamim, de 22 dias, também aprovou a medida. “Se não fizesse aqui perderia o prazo em breve”.
As unidades de coleta do teste do pezinho - Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCTA) 1 e 2 e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Henrique Oliveira - continuam realizando o teste em crianças não internadas, após o nascimento. Os testes recolhidos pelos hospitais serão enviados ao Iede pelo CRCTA 1, que também ficará responsável pelo recebimento dos resultados.
Últimas Notícias adicionadas
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira