Notícia no detalhe
Fiscalização do Procon apreende cervejas vencidas em supermercado
Os fiscais da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos), através do trabalho de rotina, apreenderam na manhã desta terça-feira (12), em um supermercado da cidade, 1.069 unidades de cervejas com a data de validade vencida. Os produtos tinham como prazo máximo de venda ao consumidor o dia 17 de abril de 2015.
O supermercado ficou como fiel depositário dos produtos apreendidos, que serão posteriormente retirados e descartados. As embalagens de alumínio serão destinadas à reciclagem em favor de uma instituição filantrópica do município. O Procon-Campos marcará para breve, esse descarte e também de outros produtos apreendidos em fiscalizações anteriores.
- Nossos fiscais atuam constantemente neste segmento e sempre encontram algumas irregularidades. É preciso mais conscientização dos fornecedores, pois esta prática já era para ter sido superada. Não cabe mais, neste momento de tanta informação, vender produtos com data de validade vencida. Vamos intensificar o trabalho e os comerciantes devem ficar atentos, pois se for encontrada alguma irregularidade, a infração será imediatamente apurada e o estabelecimento punido – destaca a secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares.
Segundo a secretária, os consumidores têm papel relevante nessa fiscalização e podem ajudar o trabalho dos fiscais, com denúncias pelos telefones 151 e 27221913, pelo facebook procon/campos, pelo faleconosco.procon@campos.rj.gov.br, e pelo email procon/campos.geral@gmail.com.
O Código de Defesa do Consumidor responsabiliza os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis que respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, conforme o artigo 18.
Ainda dentro deste artigo, são especificadas as condições de venda de qualquer produto, em qualquer parte do país, conforme está escrito a seguir:
§ 6° São impróprios ao uso e consumo:
I - os produtos cujos prazos de validade estejam vencidos;
II - os produtos deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação;
III - os produtos que, por qualquer motivo, se revelem inadequados ao fim a que se destinam.
Últimas Notícias adicionadas
FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
1001 09h37Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
1001 09h10Segurança Alimentar e Nutricional alinha serviços com Coordenações de CRAS
1001 08h53Igualdade Racial com inscrições para Cursos de Verão 2026 até segunda-feira
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















