Notícia no detalhe
Chega ao HFM novo tomógrafo que aumenta capacidade de exames
O novo tomógrafo do Hospital Ferreira Machado (HFM) chegou na noite desta terça-feira (12) na unidade e a equipe começa a montar o equipamento, que ampliara em mais de 100% a capacidade de realização de exames no hospital de referência em trauma para toda região. O equipamento é considerado por especialistas como um dos mais modernos disponíveis no mercado internacional.
O tomógrafo conta com tecnologia multislice, sistema 3D de reconstrução de superfície e com isso gera imagens mais reais, propiciando um diagnóstico mais preciso, além de capacidade de realizar mais exames em menos tempo.
— Ele representa uma grande evolução em relação a Tomografia Computadorizada convencional. Possui sistema de scan contínuo, ou seja, um paciente politraumatizado não precisará ser submetido a vários exames para identificar lesões em partes distintas do corpo. De uma só vez o equipamento pode examinar possíveis lesões de cabeça, tronco e membros — relatou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, José Manuel Moreira.
De acordo com o diretor do Hospital Ferreira Machado, a sala para instalação do novo tomógrafo foi preparada e o equipamento vai ser instalado e, após liberado pela empresa, começa o treinamento. “O aparelho também aumenta nossa capacidade para atender pacientes acima do peso. Hoje nosso tomógrafo suporta até 120 kg e com a nova aquisição poderemos realizar exames em pacientes com até 200 kg”, destacou.
A prefeitura, através da Fundação Municipal de Saúde, adquiriu dois tomógrafos em um investimento de 2,5 milhões de reais. Em novembro colocamos para funcionar o do Hospital Geral de Guarus, que chega a realizar 30 exames por dia e, agora, vamos colocar em funcionamento o do HFM que já conta com um aparelho de tomografia, mas em virtude do volume diário de atendimentos graves, passou a necessitar de outro tomógrafo — afirmou o presidente da FMS, José Manuel Moreira.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 14:38:37 Seduct recebe primeiros kits com material destinado às escolas da rede municipal
- 23/03/2026 11:02:04 Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do CadÚnico na UFF nesta terça
- 23/03/2026 10:21:42 Novo microscópio oftalmológico amplia precisão e eficiência em cirurgias no HFM
- 23/03/2026 10:15:35 Escola de Santa Cruz será reinaugurada nesta segunda, após reforma e ampliação
- 23/03/2026 08:58:06 Pesquisas geográficas apoiadas pelo Mais Ciência apuram demandas do município
Seduct recebe primeiros kits com material destinado às escolas da rede municipal
2303 11h02Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do CadÚnico na UFF nesta terça
2303 10h21Novo microscópio oftalmológico amplia precisão e eficiência em cirurgias no HFM
2303 10h15Escola de Santa Cruz será reinaugurada nesta segunda, após reforma e ampliação
2303 08h58Pesquisas geográficas apoiadas pelo Mais Ciência apuram demandas do município
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
4CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















