Notícia no detalhe
Alunos de escola municipal participam de videoconferência internacional
A grande repercussão de Campos na Campanha Internacional de Busca de Asteroides, realizada em 2014, rendeu mais uma experiência no cenário internacional para os alunos da Escola Municipal Cláudia Almeida, do Farol de São Tomé. Nesta terça-feira (12), eles participaram de uma videoconferência com alunos americanos de 7º ano (7th Grade), da Escola Sequoyah Middle School, cidade de Broken Arrow (Estado Oklahoma). A campanha contou com a participação de 23 escolas públicas, sendo 16 municipais, e registrou a descoberta de 63 asteroides.
Além de curiosidades sobre como foi a campanha na cidade, os alunos americanos perguntaram qual lua está sendo visualizada na cidade, quais estrelas e qual é a estação do ano. Os campistas também quiseram saber qual o conhecimento dos americanos sobre a cidade e o Brasil, tornando a videoconferência uma ferramenta de aproximação do cotidiano entre as duas cidades.
- Tanto os nossos alunos como os americanos se empolgaram e se interessaram muito pela forma de vida, o que conheciam de cada país. Foi uma experiência muito boa - diz a diretora da Cláudia Almeida, Maria Vitória Gonçalves de Araújo.
A videoconferência foi solicitada pelos Estados Unidos, já que a campanha em Campos foi a maior realizada no mundo inteiro. “Os alunos da Escola Cláudia Almeida se envolveram intensamente na campanha e por isso, tiveram muita experiência para trocar com os alunos dos EUA. Foi um momento muito importante e de grande aprendizado para os nossos alunos”, destaca uma das coordenadoras de Ciências, da Gerência de Ensino Fundamental 2, Carla Sales.
A campanha é uma proposta do programa de busca de asteroides, International Astronomical Search Collaboration (Iasc), com sede nos Estados Unidos, e coordenada pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, em Campos. O presidente do Clube, Marcelo de Oliveira, que viabilizou a videoconferência, adianta que os alunos americanos já estão interessados em realizar um novo canal de comunicação com a cidade.
Para a mobilização das escolas municipais, foi feita uma parceria entre o Clube de Astronomia e a Coordenação de Ciências Fundamental 2, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), em que os professores foram capacitados para orientar os alunos sobre como identificar os asteroides e desenvolver a campanha.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
0909 18h41Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira