Notícia no detalhe
Uenf e Comdim oferecem cursos de capacitação
Projeto do Núcleo de Estudos da Exclusão e da Violência (Neev) da Uenf, desenvolvido em parceria com o Conselho Municipal dos direitos da Mulher (Comdim), o curso de Capacitação para o Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência, iniciado na noite desta terça-feira (18), superou as expectativas. “O interesse pela capacitação foi maior do que esperávamos e tivemos de formar quatro turmas de 45 alunos. Teremos, então, as duas primeiras turmas com profissionais e líderes comunitários que, pela função que exercem, atendem a mulheres agredidas, e duas turmas específicas para capacitar policiais civis e militares e guardas civis”, contou a coordenadora do Neev, a doutora Lana.
Representando o Secretário de Família e Assistência Social, Henrique Oliveira, a subsecretária Márcia Pereira, participou da abertura do curso e destacou a importância da parceria: “Sabemos que a violência atinge não só as mulheres que formam o público alvo de nossa secretaria, que são aquelas em situação de vulnerabilidade social, mas toda a população. A Família e Assistência Social está trabalhando esta questão através de ações com o Comdim, O Projovem Adolescente, o Peti e ainda com este trabalho da Uenf, podemos ajudar a reduzir os índices da violência no município, mostrando para as vítimas que há um outro caminho para elas”.
A presidente do Comdim, Margarida Estela Mendes do Nascimento, ressaltou que capacitações levam à especialização do atendimento: “As vítimas passam a ser tratadas de forma mais humana e adequada, as mulheres passam a conhecer seus direitos e descobrem os caminhos, as formas de acesso a serviços que podem tirá-las de um ciclo de violência familiar”.
Cecília Roza, que é de Campos e trabalha como assistente social no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) de Mimoso do Sul (ES), participa do curso. “Me interessei pela capacitação porque, no Creas, atendemos a pessoas que tiveram seus direitos violados e uma situação comum é a da violência doméstica contra a mulher”.
A próxima turma fará o curso de 14 a 17 de setembro. “A partir da Lei Maria da Penha, quando o Brasil foi condenado pela OEA a indenizar esta mulher, que lutava a 20 anos para condenar o ex-marido agressor, foi desmistificada a idéia de que “em briga de mardi e mulher ninguém mete a colher”. Essa é uma questão séria e, paradoxalmente, é bom verificarmos que o número de registros vem crescendo, pois demonstra que, com políticas públicas de proteção, com serviços e atendimentos de qualidade, as mulheres se sentem encorajas e denunciam”, concluiu a coordenadora do curso de capacitação, Lana Lage.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/12/2024 10:17:47 Unidades de urgência e emergência garantem atendimento no Natal e Ano Novo
- 23/12/2024 10:07:19 Divulgado gabarito final do processo seletivo da Educação, após recursos
- 23/12/2024 09:29:07 Município de Campos em ascensão no mapa do Turismo do Brasil
- 23/12/2024 08:58:54 Saúde com esquema de vacinação nas semanas de Natal e Ano Novo em Campos
- 22/12/2024 13:07:31 Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
Unidades de urgência e emergência garantem atendimento no Natal e Ano Novo
2312 10h07Divulgado gabarito final do processo seletivo da Educação, após recursos
2312 09h29Município de Campos em ascensão no mapa do Turismo do Brasil
2312 08h58Saúde com esquema de vacinação nas semanas de Natal e Ano Novo em Campos
2212 09h30Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro