Notícia no detalhe
Procon-Campos orienta consumidores sobre pagamento de dívidas
A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) orienta os consumidores inadimplentes a tentar de todas as formas, pagar suas dívidas. As penalidades estão dispostas na legislação e o credor tem que respeitar as regras legais para cobrar estas dívidas. Pelo exposto, há vários procedimentos que as empresas devem adotar antes de suspender ou rescindir um contrato e aplicar uma penalidade.
- Quando o fornecedor descumprir algumas destas disposições que figuram em leis, portarias, decretos e resoluções das agências reguladoras, o consumidor terá direito a indenizações de ordem material (prejuízos) e de ordem moral, como abalo emocional e constrangimento público – explica a secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 42º também inibe a cobrança feita por meios violentos, expondo o consumidor ao ridículo ou constrangimento, e a dívida não pode ser feita no local de trabalho da pessoa ou mediante recados ameaçadores deixados com colegas de trabalho, parentes ou empregados.
Negativação nos Serviços de Proteção ao Crédito - Os cadastros restritivos de crédito são meios coercitivos legais de obrigar os consumidores a quitar seus débitos, pois os débitos não pagos serão publicados em uma lista a qual os fornecedores associados terão acesso.
O CDC admite a existência desse cadastro, porém o consumidor deve ser notificado com pelo menos 15 dias de antecedência. Se a dívida apontada não corresponder a uma dívida real do consumidor ou se a negativação for feita sem prévia comunicação, o fornecedor e a empresa gestora do banco de dados responderão judicialmente pelos prejuízos causados ao consumidor.
Por outro lado, a responsabilidade por excluir o consumidor dos cadastros restritivos é de quem fez a inserção. Se a dívida for quitada, o fornecedor deverá dar baixa em até cinco dias na negativação. Não cumprida esta obrigação, o fornecedor também estará sujeito a indenizar o consumidor.
- Os consumidores devem ter cuidados para não cair na inadimplência. Quem se encontra em situação de inadimplência ou atraso nas contas, deve procurar o credor para uma tentativa de solução amigável e, caso não seja possível, buscar uma revisão do contrato ou da situação em Juízo - destaca a secretária Rosangela Tavares.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2024 11:34:18 Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
- 23/11/2024 11:15:33 Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
- 23/11/2024 10:58:34 Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
- 22/11/2024 18:24:35 Limpeza Pública com reforço em Farol e mutirão em bairros e localidades
- 22/11/2024 16:03:06 Iniciada a montagem da decoração natalina no Centro de Campos
Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
2311 11h15Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
2311 10h58Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
2211 18h24Limpeza Pública com reforço em Farol e mutirão em bairros e localidades
2211 16h03Iniciada a montagem da decoração natalina no Centro de Campos
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação