Notícia no detalhe
Procon-Campos orienta consumidores sobre pagamento de dívidas
A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) orienta os consumidores inadimplentes a tentar de todas as formas, pagar suas dívidas. As penalidades estão dispostas na legislação e o credor tem que respeitar as regras legais para cobrar estas dívidas. Pelo exposto, há vários procedimentos que as empresas devem adotar antes de suspender ou rescindir um contrato e aplicar uma penalidade.
- Quando o fornecedor descumprir algumas destas disposições que figuram em leis, portarias, decretos e resoluções das agências reguladoras, o consumidor terá direito a indenizações de ordem material (prejuízos) e de ordem moral, como abalo emocional e constrangimento público – explica a secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 42º também inibe a cobrança feita por meios violentos, expondo o consumidor ao ridículo ou constrangimento, e a dívida não pode ser feita no local de trabalho da pessoa ou mediante recados ameaçadores deixados com colegas de trabalho, parentes ou empregados.
Negativação nos Serviços de Proteção ao Crédito - Os cadastros restritivos de crédito são meios coercitivos legais de obrigar os consumidores a quitar seus débitos, pois os débitos não pagos serão publicados em uma lista a qual os fornecedores associados terão acesso.
O CDC admite a existência desse cadastro, porém o consumidor deve ser notificado com pelo menos 15 dias de antecedência. Se a dívida apontada não corresponder a uma dívida real do consumidor ou se a negativação for feita sem prévia comunicação, o fornecedor e a empresa gestora do banco de dados responderão judicialmente pelos prejuízos causados ao consumidor.
Por outro lado, a responsabilidade por excluir o consumidor dos cadastros restritivos é de quem fez a inserção. Se a dívida for quitada, o fornecedor deverá dar baixa em até cinco dias na negativação. Não cumprida esta obrigação, o fornecedor também estará sujeito a indenizar o consumidor.
- Os consumidores devem ter cuidados para não cair na inadimplência. Quem se encontra em situação de inadimplência ou atraso nas contas, deve procurar o credor para uma tentativa de solução amigável e, caso não seja possível, buscar uma revisão do contrato ou da situação em Juízo - destaca a secretária Rosangela Tavares.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/11/2025 17:20:19 Semana de Prevenção de Câncer Bucal: Dentinho Saudável na Policlínica do Servidor
- 06/11/2025 16:48:28 Novo pronto-socorro do HFM inicia atendimentos e recebe os primeiros pacientes
- 06/11/2025 16:40:42 Igualdade Racial seleciona os candidatos do concurso Beleza Negra 2025
- 06/11/2025 15:13:16 Representantes da Prefeitura reunidos com Enel pelo Plano Verão
- 06/11/2025 13:58:00 GCM participa de curso de operador da Patrulha Maria da Penha
Semana de Prevenção de Câncer Bucal: Dentinho Saudável na Policlínica do Servidor
0611 16h40Igualdade Racial seleciona os candidatos do concurso Beleza Negra 2025
0611 16h48Novo pronto-socorro do HFM inicia atendimentos e recebe os primeiros pacientes
0611 15h13Representantes da Prefeitura reunidos com Enel pelo Plano Verão
0611 13h58GCM participa de curso de operador da Patrulha Maria da Penha
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















