Notícia no detalhe
Prefeitura faz parceria com Sebrae para triplicar produção de leite
Implementar novas práticas no manejo, no trato da sanidade animal e na alimentação do gado leiteiro para triplicar a produção de leite dos pequenos produtores rurais. Esse é o objetivo da parceria que a Secretaria Municipal de Agricultura vai implementar com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio e à Micro e Pequena Empresa) e com o Programa Mais Leite. O secretário de Agricultura de Campos, Eduardo Crespo, informa que serão realizadas reuniões itinerantes em seis regiões, de forma que os produtores rurais criadores de gado não precisem se deslocar até a cidade para se cadastrarem no Programa.
Para tratar de detalhes das ações que serão realizadas a favor dos pequenos criadores de gado leiteiro, Eduardo Crespo reuniu previamente essa semana técnicos do Sebrae, do Programa Mais Leite, da Secretaria de Agricultura e dirigentes de entidades do setor rural ligados à produção de leite. As ações para aumentar a produção vão constar de consultoria técnica e suporte de tecnologia, como a “Vaca Móvel” e o “Rufião”.
Eduardo destaca que está tudo acertado para incrementar mais apoio aos pequenos produtores de leite, com o objetivo de aumentar substancialmente a produção. Ele destaca que os custos vão ser subsidiados, cabendo aos produtores apenas 20% e ao Programa custear 80% dos custos, mais a estrutura e logística que ficará com ônus para a Prefeitura.
- Nossa meta é ousada e estaremos trabalhando para triplicar o volume de produção de leite, de forma a gerar mais renda para o produtor. Isso é importante, porque move a cadeia produtiva e quando se tem mais renda, aumenta também a geração de empregos. Teremos equipamentos e equipe técnica à disposição dos produtores. Teremos a “Vaca Móvel”, um veículo utilitário com laboratório, que analisará o leite, com resultados no local sobre qualidade do produto. Conforme o resultado, os técnicos orientam o produtor sobre o que fazer. Teremos também o “Rufião”, veículo dotado de ultrassom, que vai examinar no campo as vacas enxertadas ou preparadas para isso. Os exames vão dar diagnósticos precisos para orientação da nutrição do animal, conhecimento do sexo, previsão de nascimento e orientações, como por exemplo, se o produtor deverá plantar cana para inserir na alimentação dos animais. Termos o Rufião, que será feito de forma personalizada - finaliza o secretário Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira