Notícia no detalhe
Prefeitura faz parceria com Sebrae para triplicar produção de leite
Implementar novas práticas no manejo, no trato da sanidade animal e na alimentação do gado leiteiro para triplicar a produção de leite dos pequenos produtores rurais. Esse é o objetivo da parceria que a Secretaria Municipal de Agricultura vai implementar com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio e à Micro e Pequena Empresa) e com o Programa Mais Leite. O secretário de Agricultura de Campos, Eduardo Crespo, informa que serão realizadas reuniões itinerantes em seis regiões, de forma que os produtores rurais criadores de gado não precisem se deslocar até a cidade para se cadastrarem no Programa.
Para tratar de detalhes das ações que serão realizadas a favor dos pequenos criadores de gado leiteiro, Eduardo Crespo reuniu previamente essa semana técnicos do Sebrae, do Programa Mais Leite, da Secretaria de Agricultura e dirigentes de entidades do setor rural ligados à produção de leite. As ações para aumentar a produção vão constar de consultoria técnica e suporte de tecnologia, como a “Vaca Móvel” e o “Rufião”.
Eduardo destaca que está tudo acertado para incrementar mais apoio aos pequenos produtores de leite, com o objetivo de aumentar substancialmente a produção. Ele destaca que os custos vão ser subsidiados, cabendo aos produtores apenas 20% e ao Programa custear 80% dos custos, mais a estrutura e logística que ficará com ônus para a Prefeitura.
- Nossa meta é ousada e estaremos trabalhando para triplicar o volume de produção de leite, de forma a gerar mais renda para o produtor. Isso é importante, porque move a cadeia produtiva e quando se tem mais renda, aumenta também a geração de empregos. Teremos equipamentos e equipe técnica à disposição dos produtores. Teremos a “Vaca Móvel”, um veículo utilitário com laboratório, que analisará o leite, com resultados no local sobre qualidade do produto. Conforme o resultado, os técnicos orientam o produtor sobre o que fazer. Teremos também o “Rufião”, veículo dotado de ultrassom, que vai examinar no campo as vacas enxertadas ou preparadas para isso. Os exames vão dar diagnósticos precisos para orientação da nutrição do animal, conhecimento do sexo, previsão de nascimento e orientações, como por exemplo, se o produtor deverá plantar cana para inserir na alimentação dos animais. Termos o Rufião, que será feito de forma personalizada - finaliza o secretário Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
- 10/01/2026 09:37:57 Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
1001 14h42FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
1001 09h37Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















